#Portalacteo:Perspectivas e desafios da cadeia produtiva do leite são debatidos no RS

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Apesar da chuva, o auditório principal do Colégio Teutí´nia contou com bom número de pessoas para a abertura do 6º Fórum Tecnológico do Leite, na noite dessa terça-feira (18-09). O evento – que neste ano tem como tema a sustentabilidade do sistema produtivo do leite – iniciou com a palestra “Perspectivas e desafios da cadeia produtiva do leite”, ministrada pelo coordenador da Comissão de Agricultura e Cooperativismo da Assembleia do Legislativo do Rio Grande do Sul, Ivan Bonetti. Em seu painel, Bonetti apresentou números sobre a produção leiteira e perspectivas para a área.

Durante a abertura do Fórum, o diretor do Colégio Teutí´nia, Jorge Trentini, saudou os presentes reafirmando o compromisso do colégio de formar técnicos agrí­colas. Em sua fala, valorizou os parceiros. “O debate com o envolvimento de instituições tão variadas significa o fortalecimento da área”, afirmou. Já o secretário estadual de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo, Ivar Pavan, salientou que a sustentabilidade está na “ordem do dia” para a pasta que representa. “Devemos pensar os projetos em agricultura não apenas como fornecedores de renda, mas também sustentáveis”, disse.

Para Pavan este é um grande desafio, assim como a manutenção do jovem no campo. “Por isso a importí¢ncia de eventos desse tipo, realizados em escolas”, ressaltou. “Hoje, é necessário que se pense a formação de agricultores e não apenas de técnicos e um Fórum como este permite a abertura da discussão de maneira oportuna. O campo está esvaziando e devemos pensar o futuro”, enfatizou.

Evento segue nesta quarta-feira

O evento segue nesta quarta-feira (19-09), Dia Estadual do Leite, com duas palestras ministradas por integrantes da Emater/RS-Ascar. A primeira, com iní­cio previsto para as 9h, terá como tema a “Homeopatia veterinária”, ministrada pelo assistente técnico regional em Agroindústria da região de Ijuí­, Jorge Lunardi. A segunda, marcada para as 11h, debaterá a “Normativa 62 – gestão e qualidade do leite e o desenvolvimento da cadeia”, com o engenheiro agrí´nomo e assistente técnico regional em Bovinocultura de Leite da região de Lajeado, Lauro Bernardi.

Na parte da tarde, o Fórum segue com apresentações artí­sticas e sorteio de brindes í s 13h30min; relato de produtores, com a participação de Davi Samuel Jacobs e Eliandra Fiegenbaum, de Teutí´nia, Gerson Horn e Luciani Horn, de Mato Leitão, e Anderson Rutz, de Westfália, í s 14h; palestra “A diní¢mica da fertilidade em sistemas de pastejo”, com Carlos Armíªnio Khatounian, da USP/SP, í s 14h30min, e a segunda etapa do concurso “leite em metro”, í s 15h30min.

O 6º Fórum Tecnológico do Leite é uma realização do Colégio de Teutí´nia, em parceria com a Emater/RS-Ascar; Governo do Estado do Rio Grande do Sul; Federação dos Trabalhadores da Agricultura no Rio Grande do Sul (Fetag/RS); Centro de Apoio ao Pequeno Agricultor (Capa); Sindicato dos Trabalhadores Ruais (STR), Cooperativa Languiru; Sicredi Ouro Branco; Certel Energia; Prefeitura de Teutí´nia; entre outras instituições, associações e apoiadores. A expectativa para os dois dias de atividade é que cerca de 500 pessoas participem das atividades.
Fonte: Emater – RS

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas