#Portalacteo:Exportações de lácteos do Uruguai cresceram 21% até agosto

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

O valor das exportações de lácteos do Uruguai aumentou em 21% nos primeiros oito meses do ano com relação ao mesmo perí­odo de 2011, totalizando US$ 488,6 milhões com a venda de 147.654 toneladas, segundo dados do Instituto Nacional de Leite (Inale). A melhora no valor se deu por um aumento de 31% no volume exportado.

Por outro lado, Brasil e Venezuela, com 37% cada um, foram os dois principais destinos para os lácteos uruguaios, medidos em valor, seguidos por Rússia, com 13%. O Brasil foi o principal destino do leite em pó integral (68% do total) e do leite em pó desnatado (97%). A Venezuela comprou 83% dos queijos (em valor) e 30% do leite em pó integral. A Rússia foi o principal destino das exportações de manteiga, comprando 72% do total em valor.

Em valor, todos os produtos cresceram, menos o leite em pó integral, que caiu em 2%. A manteiga encabeçou o ranking, com um aumento de 54% nas vendas até agosto passado, seguida por queijos (42%) e leite em pó desnatado (22%).

Em volume, todos os produtos apresentaram aumentos. As vendas de manteiga cresceram 105%; as de queijos, 33%; em seguida vieram leite em pó desnatado (26%) e leite em pó integral (9%).

Em matéria de preços, o Inale informou que, em média, todos os produtos lácteos tiveram queda entre janeiro e agosto desse ano, uma tendíªncia que se mantém desde agosto de 2011.

El Observador

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas