#Portalacteo: Chefe executivo da Fonterra diz que preços do leite estão muito altos e que precisam diminuir

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Theo Spierings, chefe executivo do Grupo Fonterra, disse que os preços do leite em pó estão muito altos e o risco de prejudicar a indústria de laticí­nios é grande.

«A distí¢ncia entre o leite integral em pó e outros produtos lácteos é muito grande», disse Spierings em uma entrevista em Auckland hoje depois de que a Fonterra, maior exportadora de lácteos do mundo, reportou uma queda de 3% no lucro para o ano de 2012-13. Os preços mais altos não só empurram os clientes em relação a outros produtos lácteos, como também fazem outros substitutos, como a soja ou o óleo vegetal mais atraente, disse ele.

Depois de uma forte seca na Nova Zelí¢ndia, os preços dispararam e o paí­s limitou a produção de leite em meio a forte demanda nos principais mercados como a China. Fonterra elevou ontem sua previsão de pagamento para agricultores fornecedores em um recorde de R $ 8,30 ($ 6,84) por quilo de sólidos do leite para o ano em curso. Spierings disse que pode subir ainda mais se os preços se mantem.

«Um pagamento alto é bom para os agricultores, mas não é bom para os consumidores», disse ele.

Fonterra compra  leite para o uso em produtos que variam desde a fabricação de manteiga até o leite em pó para bebes, e não pode manter o custo muito elevado, sem ter que reduzir a sua competitividade.

Spierings favorece o preço do leite que produz ganhos «sólidos» antes de juros e impostos, o que é «normalmente quando o leite em pó integral está em uma faixa de US $ 3.500 a $ 4.000» a tonelada métrica, disse ele. «Agora estamos em $ 5200. í‰ muito alto. Se ficar por muito tempo em um ní­vel muito elevado, não será bom”.

 

Demanda Chinesa

 

Em regiões como a ífrica, a demanda já está caindo por causa da questão da acessibilidade, “mas a China (Asia) é uma forte compradora de leite em pó integral, porque há questões de febre aftosa no rebanho chiníªs», disse ele. «Então eu não sei quanto tempo isso vai levar.»

A China suspendeu as importações de alguns produtos da Fonterra em agosto, após uma ameaça de contaminação. Embora o teste tenha revelado mais tarde que não havia riscos para a saúde, a proibição de proteí­na de soro de leite em pó se mantem, enquanto as medidas de garantia de segurança  são melhoradas. Esses produtos representam 5% das exportações da Fonterra para a China, disse Spierings, que vai visitar o paí­s novamente no próximo míªs já que a empresa procura  reparar sua reputação.

«í‰ claro que a situação é difí­cil, há muita angústia e í s vezes até mesmo  raiva», disse ele. «Do lado do consumidor há ainda muito trabalho a ser feito, porque eles ainda não tíªm 100% de certeza do que aconteceu. Ainda há confusão lá fora».

A China é o maior cliente de laticí­nios da Nova Zelí¢ndia, gastou NZ$ 3 bilhões de dólares em produtos lácteos no ano até junho.

Fonterra pronunciou hoje cedo que o lucro de itens anteriores  aos  juros e impostos negou NZ $ 1 bilhão no ano que terminou  em 31 de julho, após a pior seca em quase 40 anos que fez com que os preços e margens comprimidas subissem. Foi advertido ontem que os lucros no primeiro semestre do corrente ano será «significativamente menor»Â Â  do que no ano passado.

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas