#Pastejo irrigado cearense poderá ser difundido em Pernambuco

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

A Fazenda Flor da Serra, na Chapada do Apodi, no Ceará, recebeu a visita de representantes do setor leiteiro pernambucano. A técnica de pastejo rotacionado irrigado, sistema que traz a certeza de produção independente da época do ano, foi o atrativo do encontro. O objetivo foi conhecer a tecnologia para possivelmente difundé-la em Pernambuco, com base na experiíªncia cearense. Com a seca de 2012, a redução na produção de leite pernambucana foi estimada em 40%.

O compartilhamento de tecnologia foi reforçado pela existíªncia de uma unidade beneficiadora da Betí¢nia no municí­pio de Pedra (PE). “A irrigação pode ser uma nova alternativa para a estabilidade da produção de leite durante o perí­odo seco. í‰ um recurso que poderá trazer mais segurança í  atividade leiteira do Estado”, afirmou o assessor especial da Betí¢nia, Zuza de Oliveira. A irrigação já está mesmo nos planos do setor pernambucano.

De acordo com o secretário estadual de Agricultura, Ranilson Ramos, a aquisição de kits de irrigação já está em processo de orçamento para o ano de 2013, como foi veiculado, no Portal L&N, no dia 22 de outubro. Pernambuco tem, hoje, como alicerce do leite, o investimento em genética e as boas experiíªncias com o cultivo de palma forrageira e produção de silagem de milho sorgo, porém, estes recursos também foram afetados pela estiagem deste ano.

“Estes são diferenciais de Pernambuco [forrageira e genética], que forma um sistema de produção eficiente. A irrigação trará mais segurança em algumas regiões”, avaliou o sócio-diretor da Leite & Negócios Consultoria, Raimundo Reis. Ele considera, ainda, a viabilidade de implantação em áreas que margeiam o Rio São Francisco. “Além disso, outra possibilidade interessante é a utilização águas de poços rasos instaladas em áreas de aluviões”, frisou Reis.

Na comitiva pernambucana do encontro estiveram presentes, o secretário Ranilson Ramos, o presidente do Instituto Agroní´mico de Pernambuco (Ipa), Júlio Zoé de Brito; o presidente da Associação de Criadores do Estado (ACP), Manassés de Melo Rodrigues; e o presidente do Sindicato das Indústrias de Laticí­nio e Produtos Derivados de Pernambuco (Sindileite), Carlos Albérico Bezerra.

Entre os anfitriões, além de Zuza de Oliveira e Raimundo Reis, estiveram presentes, o presidente dos Laticí­nios Betí¢nia, Bruno Girão; e o proprietário da Fazenda Flor da Serra, Luiz Girão.

http://www.leiteenegocios.com.br/ln/index.php?codPag=2&codCat=11&codTopico=3109

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas