#Parceria público/privada pretende melhorar produção de leite no RS

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

 

 

Dois projetos prometem auxiliar para aumento da produção de leite no Rio Grande do Sul e maior qualidade do produto. Na semana passada a Assembleia Legislativa gaúcha aprovou a criação do Fundoleite e do Programa de Desenvolvimento da Cadeia Produtiva do Leite, o Prodeleite.

 

 

 

Ao falar sobre as duas iniciativas hoje pela manhã, 16, em entrevista na RPI o coordenador da Câmara Setorial do Leite do Rio Grande do Sul, João Milton Cunha, explicou que o Prodeleite pretende fazer o regramento da cadeia produtiva.

 

 

 

Já o Fundoleite vai ser composto por verbas públicas e privadas, porém com gestão pública. Nesse sentido, participam com recursos financeiros também as indústrias, no entanto com maior participação financeira do governo estadual.

 

 

 

Além disso, João Milton Cunha comentou que até o fim de janeiro de 2014 deve estar instituído o Instituto Gaúcho do Leite, o IGL, para onde serão direcionadas as verbas do Fundoleite, cerca de R$ 2,6 milhões por ano. Cunha denominou esse processo de trilogia para a cadeia produtiva do leite no Rio Grande do Sul. O IGL vai administrar os recursos.

 

 

 

Uma das metas é dobrar a produção de leite no Estado nos próximos 10 anos. No entanto, as mencionadas iniciativas querem também inibir ou pelo menos criar maior grau de dificuldade para as fraudes, a fim de evitar o que ocorreu neste ano quando operações policiais comprovaram fraude no leite. O entrevistado ainda comentou o regramento para transporte do alimento a granel, visto que os transportadores precisam ser cadastrados.

 

http://radioprogresso.com.br/?pg=desc_noticia&id=6005&nome=Parceria%20p%C3%BAblico/privada%20pretende%20melhorar%20produ%C3%A7%C3%A3o%20de%20leite%20no%20RS

 

 

 

 

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas