#Parceria entre Prefeitura, Ceplac e Embrapa fortalece setor produtivo em Porto Velho

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

 

 

O objetivo da parceria é o fortalecimento da produção de leite, café e do cacau.

 

Por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento (Semagric), a Prefeitura de Porto Velho firmará termo de cooperação técnica com a Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Seplac) e Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). O objetivo da parceria é o fortalecimento da produção de leite, café e do cacau.

 

Conforme o secretário Leonel Bertolin (Semagric), a Prefeitura, Ceplac e Embrapa já atuam juntas nos projetos, mas agora será oficializada a parceria. Com isso, além de fortalecer a produção, o Município vai otimizar o uso das áreas desmatadas e o melhoramento na qualidade dos produtos. Outro detalhe importante é que os projetos estão inseridos no serviço de Inspeção Municipal (SIM), o que vai agregar valor aos produtos.

 

Café

 

Segundo o agrônomo Hildebrando Júnior a Embrapa é a responsável pelas pesquisas do melhoramento genético e produção de mudas do Café Conilon Ouro Preto e a prefeitura, através da Semagric, implantará cinco unidades demonstrativas. Além disso, realizará a destoca das áreas a serem cultivadas, aplicação de calcário e disponibilizará assistência técnica aos produtores, desde o plantio até a colheita. “Vamos ensinar os produtores a podar as plantas, adubar a terra, colher, secar e armazenar os grãos“, disse Júnior.

 

O plantio do Café Conilon Ouro Preto inicia agora em dezembro. As unidades demonstrativas da prefeitura serão em Rio Pardo, União Bandeirantes, Vista Alegre do Abunã, Extrema e Nova Califórnia. Nesses locais já existem plantações de café, mas com o apoio da prefeitura e da Embrapa a produção vai aumentar. “A média no Estado é de 12 sacas de café por hectare, mas com o novo método será possível colher até 70 sacas por hectare”, comentou Bertolin.

 

Leite

 

Aumentar a produção desmatando pouco. É assim que a prefeitura pretende fortalecer a produção do gado de leite em Porto Velho. A parceria com a Embrapa também vai ajudar a atingir esse objetivo. A explicação é dos veterinários Ronaldo Martins e Rodrigo Ribeiro, responsáveis pelo projeto intitulado Bovinocultura Leiteira. “O principal objetivo é a transferência de informações, técnicas de manejo reprodutiva e alimentar”, afirmam.

 

Uma das principais técnicas a ser aplicara é o chamado “Piqueteamento”, que consiste em dividir o pasto em vários lotes, para que o gado possa fazer um rodízio entre eles. Desta forma, sempre haverá pasto e alimentação de qualidade para os animais, um método de produção ecologicamente correta (sustentável). Assim, não será necessário o produtor desmatar novas áreas para fazer pasto. O projeto também inclui o melhoramento genético e boas práticas no manejo do leite.

 

Uma área de suplementação com cana para ajudar na alimentação do gado durante o verão será plantada em cada unidade demonstrativa. As unidades irão funcionar nas comunidades de Marco Azul, Rio Pardo, União Bandeirantes, Vista Alegre do Abunã, Extrema e Nova Califórnia.

 

Cacau

 

A parceria com a Ceplac significa aumentar a produção de cacau e também de chocolate, este último extraído da semente da fruta. O projeto inicial visa o plantio de 100 hectares, sendo 60 em terra firme (alta) e 40 na várzea – nas regiões ribeirinhas. “Nesse caso, a Ceplac entra com a pesquisa e a Semagric com assistência técnica e o fornecimento das mudas”, afirmou Leonel Bertolin. A prefeitura também vai entregar seis cozinhas industriais para incentivar a produção de chocolate por parte das agriculturas.

 

Outros

 

Na região do assentamento Joana D’arc, margem esquerda do Rio Madeira, a prefeitura, através da Semagric, trabalha para melhorar a produção de banana e mandioca, mediante assistência técnica e fornecimento de mudas de qualidade. Em Abunã, o projeto é relacionado à fruticultura.

Autor: assessoria

Fonte: O Nortão

 

 

 

 

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas