Paraná quer antecipar cronograma de área livre de aftosa sem vacinação

Aftosa - Lideranças do setor agropecuário entregaram, na última semana, ao governador do Paraná, um documento em que pedem que o Estado saia na frente
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

 
Lideranças do setor agropecuário entregaram, na última semana, ao governador do Paraná, um documento em que pedem que o Estado saia na frente para alcançar o status de área livre de febre aftosa, sem vacinação. Os produtores paranaenses querem antecipar o cronograma sugerido pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento para que se obtenha o reconhecimento pela Organização Internacional de Epizootias(OIE) em 2020 e não em 2023.
O manifesto conta com assinatura de mais de 200 entidades, entre sindicatos rurais e cooperativas, que solicitam ações imediatas para evitar a discriminação e o isolamento do Paraná no mercado internacional de proteína animal, que começam a inviabilizar a suinocultura, a produção de leite, a avicultura e a qualidade da carne bovina. “Vale destacar que já sofremos as consequências por sermos barrados em 65% do mercado internacional de carne suína, além de pressionados no setor de lácteos e na avicultura para elevarmos o status sanitário do Estado. Enquanto o mundo expande suas importações, nós paranaenses somos marginalizados no mercado”, destaca parte do documento.
As entidades destacam que já está sendo constituído um Fundo de Apoio à Sanidade para que as medidas necessárias sejam implementadas, com o objetivo de reconhecimento de área livre de febre aftosa sem vacinação para o Paraná.
http://www.rbj.com.br/geral/parana-quer-antecipar-cronograma-de-area-livre-de-aftosa-sem-vacinacao-1842.html

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas