Para fomentar o setor agropecuário em Goiás, Emater busca parceria com FGM

Com o objetivo de fomentar a assistência técnica em Goiás e proporcionar melhorias nas condições produtivas do pequeno produtor, a Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater) conquistou sua mais nova parceira: A Federação dos Municípios do Estado de Goiás (FGM).
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

 

Com o objetivo de fomentar a assistência técnica em Goiás e proporcionar melhorias nas condições produtivas do pequeno produtor, a Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater) conquistou sua mais nova parceira: A Federação dos Municípios do Estado de Goiás (FGM). Durante reunião, realizada nesta terça-feira (13/1), as entidades discutiram a importância de uma atuação conjunta entre os elos produtivos do setor e as vantagens da parceria com os municípios goianos em prol do produtor rural.
Durante a reunião, na sede da Federação, estavam presentes o Diretor de Assistência Técnica e Extensão Rural da Emater, Antelmo Teixeira Alves, o Assessor Especial da Presidência da Agência, Joaquim de Carvalho Gomide e o presidente da FGM, Divino Alexandre da Silva.
Segundo o Assessor Especial da Presidência da Emater, Joaquim de Carvalho Gomide, é necessário que o conhecimento sobre a assistência técnica seja repassado aos produtores rurais e para isso, a Federação apresenta um papel crucial. “Essa parceria é importante, visto que a FGM atende um número considerável de municípios goianos. Nesse caminho contamos com a entidade para orientarmos o produtor que uma assistência técnica qualificada é um impulso para a obtenção de lucros com essa produção. Com isso, o município só tem a ganhar”, destacou Joaquim.
Na ponta do lápis
O Assessor Especial da presidência da Emater, Joaquim de Carvalho Gomide, apresentou ainda números que comprovam as potencialidades do setor. Segundo Joaquim, a projeção é que no período de quatro anos, o PIB do município seria o dobro caso os investimentos no setor fossem efetivamente aplicados pelas prefeituras. “Como, por exemplo, na produção de leite em qualquer município do estado de Goiás, se 70% das vacas em lactação produzirem nove litros de leite por dia, é possível dobrar o PIB do município em quatro anos”, salienta Gomide.

De acordo com o assessor, a projeção não conta com possíveis aplicações financeiras, mas apenas com o fomento da produção com assistência técnica contínua, por exemplo. “Normalmente, os municípios não se atentam ao potencial produtivo e investem em indústrias ou empresas que muitas vezes nem são da região”, destacou Gomide. O diretor de Assistência Técnica e Extensão Rural da Emater, Antelmo Teixeira Alves, concorda com o assessor e enfatiza que não seria necessário ao produtor pegar créditos para investimentos, simplesmente melhorar a gestão. “O Produtor precisaria apenas discutir conjuntamente com o assistente tecnico qual a melhor forma de gerir e aproveitar os recursos disponiveis na propriedade”, destacou Antelmo.
De mãos dadas
Segundo o presidente da FGM, Divino Alexandre da Silva, a parceria é vista com bons olhos. “É uma alegria receber a Emater como entidade parceira. Realmente o que temos visto são profissionais que não apresentam uma qualificação técnica adequada para orientar o produtor rural”, salientou o presidente. Divino sugeriu ainda aos diretores da Emater a assinatura de um termo que regulamente as ações conjuntas. “Nós da FGM estamos à disposição e temos interesse em assinar um termo de cooperação para alinharmos ações e metas dessa parceria”, destacou.

Estiveram presentes tambem, A Assessora Técnica de meio ambiente de desenvolvimento rural da Federação, Ranma Paula, a Superintende Executiva da FGM, Meira Andrade e o Superintendente de Relações Institucionais, Haroldo Naves.
Outras parcerias
Vale lembrar que no último dia 8 de janeiro, a Emater se reuniu com o Serviço Brasileiro de Apoio à Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) em Goiás, a fim de alinhar ações para a aplicação da nova parceria. Na ocasião, a formatação de um Termo de Cooperação entre os parceiros foi proposto pela entidade e aceito pelo diretor técnico do Sebrae, Wanderson Portugal.

http://www.cenariomt.com.br/noticia/498389/para-fomentar-o-setor-agropecuario-em-goias-emater-busca-parceria-com-fgm.html

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas