# Novo produto do PDS é lançado em MT

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Com um rebanho bovino de mais de 185 mil cabeças, o municí­pio de São José dos Quatro Marcos representa a sede da regional centro-oeste da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato)

O municí­pio faz parte da maior bacia leiteira do estado, com produção média anual de 17,940 milhões de litros de leite. Até o dia 6 de julho, a cidade recebe a quinta rodada do Plano de Desenvolvimento Sindical (PDS). Durante a abertura do evento, realizada quinta-feira (28.06), o presidente da Famato, Rui Prado, apresentou mais um produto do PDS, denominado «Municí­pio em Números».

Desenvolvido pelo Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), o Municí­pio em Números é um quadro formado por uma imagem satélite da área territorial dos municí­pios de Mato Grosso. O quadro contém os principais indicadores sociais e econí´micos de cada municí­pio com informações sobre a população, território, rebanho bovino, produção de leite e produção de grãos, entre outros.

Prado destaca que todos os 86 Sindicatos Rurais de Mato Grosso irão receber o produto com informações e imagem satélite da área de seus respectivos municí­pios. A ferramenta auxiliará o trabalho dos sindicatos. «í‰ importante destacar que os dados serão atualizados todos os anos e que até o final de 2012 todos os Sindicatos Rurais de Mato Grosso irão recebíª-lo». Prado lembra ainda que, além do Municí­pio em Números, o PDS tem outros produtos como o índice de Desenvolvimento Sindical (IDS), Sindicato Forte, Pauta Pronta e o Manual de Boas Práticas Sindicais.

O presidente do Sindicato Rural de São José dos Quatro Marcos, Alessandro Casado, acredita que esta ferramenta será essencial para o trabalho desenvolvido no sindicato. «Estes dados nos servirão de base para definir nossas ações e também de subsí­dio para elaboração de estudos e documentos», comenta.

Na quinta-feira (28.06) e sexta-feira (29.06) acontece a etapa de capacitação de dirigentes e colaboradores. A partir de segunda-feira (02.07) a equipe do PDS, formada pela analista sindical do Núcleo Técnico da Famato, Diana Maia, o gestor do programa Sindicato Forte, Ademar dos Anjos, e o supervisor do Senar-MT na regional de São José dos Quatro Marcos, Paulo Henrique Moron, passará pelos sete Sindicatos Rurais da região para realizar a etapa de planejamento estratégico.

O PDS tem como objetivo capacitar dirigentes e colaboradores sindicais para prepará-los para a tomada de decisões em prol da gestão sindical. O programa já passou por 41 Sindicatos Rurais nas regionais de Colí­der, Sorriso, Rondonópolis e Barra do Garças. Até o final deste ano, os dirigentes e colaboradores dos 86 sindicatos do estado serão treinados e qualificados pelo programa.

Fonte: Expresso MT

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas