Novas regras vão favorecer a pecuária de leite de Minas Gerais

As novas regras para recebimento do crédito presumido do Programa de Integração Social (PIS) e Contribuição para Financiamento da Seguridade Social (Cofins) na aquisição de leite in natura deverão revolucionar a pecuária de leite em Minas Gerais.
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

 
As novas regras para recebimento do crédito presumido do Programa de Integração Social (PIS) e Contribuição para Financiamento da Seguridade Social (Cofins) na aquisição de leite in natura deverão revolucionar a pecuária de leite em Minas Gerais. Dentre as novas exigências para receber o benefício, as indústrias e cooperativas devem conquistar habilitação, concedida pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), para projetos de investimento destinados à assistência técnica aos produtores.

As propostas devem promover o desenvolvimento da qualidade do leite e da produtividade do rebanho junto aos pecuaristas. Os projetos aprovados terão acompanhamento contínuo pelos fiscais do Mapa, o que garantirá maior eficiência no desenvolvimento dos mesmos. As avaliações dos primeiros projetos apresentados começaram no final de 2015.

A medida está prevista na Lei 13.137/2015 e garante que as agroindústrias recuperem 50% da contribuição de 9,25% do PIS/Cofins incidente sobre a venda do leite in natura. Para serem beneficiadas pelo programa as agroindústrias devem destinar 5% desses recursos a projetos que auxiliem os produtores de leite na melhoria da qualidade do produto. A exigência é vista como importante oportunidade para difundir novas tecnologias no campo e ampliar a qualidade do leite, trazendo melhores resultados para toda a cadeia e para o consumidor final.

De acordo com o diretor executivo do Sindicato das Indústrias de Laticínios do Estado de Minas Gerais (Silemg), Celso Costa Moreira, as expectativas em relação ao projeto são muito positivas. “Se avaliarmos a aplicação de tecnologia nas propriedades mineiras veremos que em algumas as técnicas são do século 19 e outras tecnologias já estão no século 22”.

De acordo com Moreira, a disparidade é muito grande. Por isso, ele acredita que as novas regras para recebimento do crédito PIS/Cofins levarão à intensificação e modernização da tecnologia aplicada no campo e da melhoria da qualidade e produtividade. O acesso ao crédito será permitido apenas às indústrias que protocolarem junto ao Mapa os programas de melhoria para o produtor e, caso aprovados, sejam aplicados.

A aplicação de novas tecnologias no campo é fundamental para a evolução do setor pelo ganho em qualidade e competitividade. Segundo o representante do Silemg, o produtor que entregar para as indústrias de leite de qualidade diferenciada recebe um valor superior. A maior capitalização contribui para que os investimentos em genética, na melhoria das estruturas da unidade e na alimentação do rebanho sejam mantidos, gerando um produto final de melhor qualidade.

Já a indústria que recebe o leite com qualidade diferenciada consegue ampliar o rendimento na fabricação de diversos lácteos, agregando competitividade. Também é possível disponibilizar para o mercado final produtos de melhor qualidade, o que é fundamental para estimular o consumo.

Fonte: Diário do Comércio.

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas