#Nova Zelí¢ndia afirma que temor de botulismo em leite foi alarme falso

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Risco de bactéria provocou retirada de produtos Fonterra de vários paí­ses. Análises revelaram que bactéria encontrada não era potencialmente letal.

O temor de um surto de botulismo que provocou a retirada de todos os produtos lácteos da neozelandesa Fonterra dos mercados foi um alarme falso e o público nunca esteve em perigo, anunciaram autoridades da Nova Zelí¢ndia.

O ministério das Indústrias Primárias afirma que uma série de análises revelou que a bactéria detectada era ‘clostridium sporogenes’ e não a potencialmente letal ‘clostridium botulinum’, como se temeu inicialmente.

O grupo Fonterra, uma cooperativa formada por 13 mil agricultores, anunciou há um míªs que tríªs lotes de soro de leite, utilizado na produção de leite infantil e bebidas para atletas, continham uma bactéria que podia provocar botulismo, uma intoxicação grave que provoca paralisia e em alguns casos a morte.

Vários paí­ses, entre eles China, Cingapura, Malásia, Rússia e Arábia Saudita, adotaram rapidamente medidas para retirar o leite do mercado, apesar de nenhuma ví­tima ter sido registrada.

A Fonterra é o maior grupo de leite da Nova Zelí¢ndia e produz 15,4 bilhões de litros por ano, equivalentes a 89% da produção do paí­s, que tem grande parte de sua economia baseada na agricultura.

 

Fonte: Globo

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas