MP e produtores rurais defendem o fim de ‘atravessadores’ do #leite no RS

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

 
Medida seria uma alternativa para reduzir núcleos fraudadores no estado. Quinta fase da Operação Leite Compensado foi deflagrada na quinta-feira.
Produtores rurais e Ministério Público estão defendendo o fim da prática de atravessadores que negociam a compra e venda do leite no Rio Grande do Sul, o que seria uma alternativa para minimizar os núcleos fraudadores do produto no estado, como mostra a reportagem do RBS Notícias (veja o vídeo).

Conforme o presidente da associação que reúne a cadeia produtiva do leite gaúcho, o alto número de transportadores, que chega a 1,5 mil, dificulta a fiscalização. “Dentro do universo grande de transportadores, na verdade compradores, tu estás sujeito a esse ônus”, afirma o presidente da Associação Gaúcha de Laticinistas, Ernesto Krug.

Os agricultores pedem que as indústrias se responsabilizem pelo recolhimento do produto, o que poderia diminuir as adulterações no alimento. Há dois anos, Raquel Bandera investiu na propriedade onde possui 21 vacas leiteiras. Ela adquiriu novas ordenhadeiras e melhorou a qualidade.

Com as mudanças, conseguiu fechar contrato direto com a indústria. “Nossa propriedade preferiu vender leite pela qualidade, assim a gente sabe para onde vai, como vai ser embalado”, explica. “Aqui mesmo já tivemos oferta de atravessadores com propostas melhores, mas vale para o produtor pensar na qualidade do leite que vai ser enviado à indústria”, acrescenta.

“Não só credenciar todos os transportadores, mas comprometer todas as indústrias que, tão logo seja identificado um transportador entregando leite adulterado, com algum problema, ela não recebe, comunica o Ministério da Agricultura, o Ministério Público e todas as demais indústrias”, afirma o promotor Mauro Rockenbach, responsável pelas investigações do MP.

Na quinta-feira (8), o MP deflagrou a quinta fase da Operação Leite Compensado e prendeu dois empresários, donos de indústrias, além de um funcionário de uma das empresas.

http://g1.globo.com/rs/rio-grande-do-sul/noticia/2014/05/mp-e-produtores-rurais-defendem-o-fim-de-atravessadores-do-leite-no-rs.html

 

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas