#MG: Congresso Mundial do Gir Leiteiro discute produtividade da raça

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Evento faz parte Expogenética e contou com a presença de criadores, técnicos e estudantes brasileiros, além de representantes de paí­ses da América Latina

A raça gir leiteiro tem sido a campeã de faturamento nos leilões e conquista criadores pelo Brasil afora. O gado é o destaque de um congresso mundial da raça que está acontecendo em Uberaba, em Minas Gerais, durante a Expogenética. A Associação Brasileira de Criadores da raça está promovendo o primeiro evento já pensando na segunda edição, que deve ocorrer em 2015.

Segundo os criadores, a rusticidade do animal é a caracterí­stica mais marcante da raça. Para o pecuarista José Afonso Bicalho, criador há mais de 15 anos, esse é o principal motivo que leva os produtores a escolher o gir leiteiro para produzir leite no clima tropical.

Apesar dos avanços feitos pelos selecionadores, que fizeram com que uma vaca, em manejo natural, chegasse a produzir 3.700 quilos de leite em 305 dias, a raça ainda tem desafios a ser vencidos. Na opinião do diretor técnico da associação brasileira da raça, uma das necessidades é melhorar na produção mecí¢nica.

O congresso faz parte da programação da Expogenética, que acontece até domingo, dia 26, no Parque Fernando Costa, em Uberaba. Além de criadores, técnicos e estudantes brasileiros, representantes de 10 paí­ses da América Latina também participam do evento, que reuniu 400 pessoas.

Uma das palestras que mais chamou a atenção do público foi a do pesquisador da Embrapa Gado de Leite, Leovegildo Matos. Recentemente chegado da ífrica, onde morou por dois anos, ele falou sobre as possibilidades do desenvolvimento da raça no continente africano, dadas as semelhanças climáticas entre o Brasil e a região.

A participação do público jovem também teve destaque no congresso. Para atrair a atenção do segmento, os organizadores lançaram uma proposta diferente para a próxima edição, prevista para 2015. Na ocasião, deve ocorrer apresentação de trabalhos voltados para o melhoramento da raça gir leiteiro desenvolvidos no perí­odo.

CANAL RURAL

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas