#Mesmo com alta nos preços, produtores de leite de SP enfrentam dificuldades

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Aumento nos custos de produção e importação prejudicam os trabalhos no interior do Estado
Os preços do litro de leite estão mais altos do que o ano passado, mas, mesmo assim, os produtores do interior de São Paulo tíªm dificuldade para fechar as contas. Eles reclamam do aumento dos custos de produção.

Na fazenda arrendada em Taubaté, interior de São Paulo, o produtor José Benedito da Cunha faz o trabalho de ordenha sozinho. Por vezes conta com a ajuda da mulher, dona Aparecida. Ele não consegue manter funcionários para tocar a produção de 350 litros de leite por dia por conta do alto custo.

Se o custo da mão de obra cresce todo o ano devido ao reajuste do salário mí­nimo, o mesmo não acontece com o valor do litro do leite. O produtor reclama que nos últimos tríªs anos o valor quase não teve reajuste.

Cunha vende a produção para a Cooperativa do Médio Vale do Paraí­ba (COMEVAP). Apesar do descontentamento, ele recebe pelo leite mais do que é pago na média nacional, que em fevereiro fechou em R$ 0,89 o litro no preço bruto e R$ 0,82 o valor lí­quido, descontando frete e impostos, o que representa uma ligeira alta, de 1,35%, em relação a janeiro e cerca de 0,05% na comparação com o mesmo perí­odo do ano passado. O í­ndice é calculado pelo Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea). Os produtores dizem que trabalham com uma pequena margem de lucro, de 5% a 10% sobre o valor lí­quido.

Além do custo elevado de produção e do preço pago pelo litro, a importação também prejudica o mercado interno.

CANAL RURAL

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas