Melhora na produtividade leiteira é tema de dia de campo em Uberlândia

Sítio que sediou evento aumentou em cerca de 300 litros a produção diária. Femec é próxima oportunidade para produtores.
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

 

Pequenos produtores de leite participaram, nesta sexta-feira (6), do um dia de campo «Bovinocultura de Leite» promovido pela Emater em um sítio de 11 hectares na BR-452, em Uberlândia. O tema abordado no evento foi as maneiras de agregar valor ao produto. Durante os dias 24 e 27 de março, na Feira de Máquinas, Equipamentos e Implementos Agrícolas (Femec), outras formas de melhorar a produção serão apresentadas para os produtores.

Em 2008, a propriedade que sediou o evento produzia cerca de 65 litros de leite diariamente. Este ano, a produção chega a 365 litros por dia. O modelo de gestão foi fundamental para alcançar esses resultados. “Se ele tivesse um emprego talvez não tivesse a eficiência que tem com a família conduzindo o empreendimento. A família conduz com respeito à rotina e isso traduz em mais satisfação para eles”, disse o agrônomo da Emater Carlos Miguel Rodrigues Couto.

O bem-estar animal também é levado em consideração. O acesso à água é fácil e eucaliptos garantem a sombra. “Ele se desloca menos, se estressa menos. Com a sombra ele fica menos estressado, então toda a energia dele vai para a produção”, explicou a veterinária da Secretaria Municipal de Agropecuária Raquel Satomi Komatsu.

A coordenadora técnica regional de Bem Estar da Emater disse que é necessário que o produtor defina entre a comercialização do leite em natura ou produção de derivados e, com o dia de campo, alguns produtores já pensam em mudar o foco de sua produção. “Vender o leite para cooperativa não está compensando muito. O lucro é muito pequeno, o imposto é caro. Eu penso em produzir requeijão, queijo e talvez doce de leite”, comentou o produtor rural Baltazar Alves Fernandes.

http://g1.globo.com/minas-gerais/triangulo-mineiro/noticia/2015/03/melhora-na-produtividade-leiteira-e-tema-de-dia-de-campo-em-uberlandia.html

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas