#Leite:Ministério confirma que suspeita de caso atípico de «vaca louca» em MT

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

 

São Paulo, SP, 25 de Abril de 2014 – O Ministério da Agricultura confirmou, em comunicado divulgado há pouco, que suspeita que o bovino sacrificado no Estado de Mato Grosso sofria da forma atípica do mal da «vaca louca» (a Encefalopatia Espongiforme Bovina, EEB).

 

No comunicado, o ministério ressaltou que a confirmação do caso atípico da doença só acontecerá após a divulgação de exames adicionais que serão realizados no laboratório de referência de Waybrige, no Reino Unido. O ministério não informou quando os resultados desses exames serão divulgados.

 

Conforme a Pasta, o animal tinha 12 anos de idade e foi enviado para o abate no último dia 19 de março de 2014. Quando foi mandado para o abate, informa o Ministério da Agricultura, o animal não apresentava sintomas de «distúrbios neurológicos».

 

No entanto, durante fase de inspeção pré-abate um fiscal agropecuário encontrou o animal caído. Diante disso, o fiscal enviou o bovino para um abate de emergência. «Com esse quadro, o animal não foi considerado apto ao abate de rotina, sendo direcionado ao abate de emergência e submetido à colheita de amostras para o teste de EEB», disse o ministério. O animal não entrou na cadeia de alimentação humana.

 

«Foram deflagradas atividades imediatas no sentido de realizar investigação epidemiológica a campo e providências para o envio da amostra ao laboratório de referência internacional da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE), em Weybridge, na Inglaterra, para confirmação da suspeita», informou a Pasta no comunicado .

 

Nos casos atípicos de «vaca louca», o animal contrai a doença espontaneamente, com o passar da idade. O caso atípico ocorre, em geral, em animais com idade acima de dez anos. No caso clássico, mais grave, o animal contrai a doença normalmente por meio da alimentação de farinha de carne e ossos. Os casos clássicos costumam ocorrer em animais com idade de 2 a 7 anos. O Brasil nunca registrou um caso típico do mal da «vaca louca».

 

De acordo com o Ministério da Agricultura, o animal sacrificado em Mato Grosso foi criado no sistema extensivo, ou seja, alimentou-se apenas de pasto e sal mineral, o que limita a possibilidade de ocorrência um caso clássico ou típico. Além disso, a alimentação de bovinos com farinha de carne e ossos é proibida no Brasil e o país detém o status de risco «insignificante» conferido pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE).

 

Fonte: Valor Econômico

 

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas