#Leite:Ipem vai ao interior do Estado realizar fiscalização em produtos pré-medidos

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Entre os itens inspecionados estão arroz, feijão, manteiga, leite, 

 

O Instituto de Pesos e Medidas do Amapá (Ipem) realiza, no período de 28 a 12 de maio, nos municípios de Mazagão, Laranjal do Jari, Vitoria do Jari, Porto Grande, Pedra Branca e Ferreira Gomes, uma ampla ação fiscalizatória em produtos embalados com quantidade definida, os pré-medidos.

 

A fiscalização é feita periodicamente e acontece em supermercados e mercantis com o objetivo de verificar se a quantidade indicada na embalagem confere com o peso, o volume, o tamanho e a quantidade real dos produtos. Entre os itens inspecionados estão arroz, feijão, manteiga, leite, óleo comestível, detergente, sabão em pó, papel higiênico, pacote de guardanapos, dentre outros.

 

Durante as atividades os técnicos irão verificar se o valor indicado na embalagem é o valor real do produto, não devendo conter o peso da embalagem nessa indicação; produtos embalados em bandejas deverão ter suas especificações descritas em etiquetas adesivas; produtos com duas faces, ou seja, líquido e sólido, deverão ter sua indicação com peso líquido e derivado.

 

O diretor do Ipem, Nilson José dos Santos, explica que o órgão possui um laboratório que faz verificação periódica desses produtos e, caso sejam encontradas irregularidades, os itens serão trazidos para serem verificados na sede do Instituto, em Macapá.

 

«A fiscalização é feita através de um pré-exame, que consiste em pesar o produto descontando-se a embalagem. Se encontrado valor abaixo do indicado na embalagem é coletada uma amostra para exame nos laboratórios», diz Nilson.

 

É importante ressaltar que o fabricante do produto é convocado pelo Ipem a comparecer ao laboratório para acompanhar o exame quantitativo. Se for apresentada alguma irregularidade, após o exame o responsável será automaticamente autuado e, dependendo do erro, o produto poderá ser apreendido e retirado do mercado. Comprovando-se o erro, o responsável é autuado e tem dez dias para apresentar defesa junto ao Instituto.

 

O Instituto de Pesos e Medidas do Amapá está localizado na Avenida Aurino Borges de Oliveira, 1278, bairro São Lázaro – Ouvidoria Ipem 08002808844.

 

http://chicoterra.com/2014/04/28/ipem-vai-ao-interior-do-estado-realizar-fiscalizacao-em-produtos-pre-medidos/

 

 

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas