Leite: Senar/SC distribui cartilhas voltadas a fortalecer a agropecuária brasileira

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc), distribuirá 2.000 kits da campanha Time Agro Brasil durante o Itaipu Rural Show.
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

 

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc), distribuirá 2.000 kits da campanha Time Agro Brasil durante o Itaipu Rural Show. A 17ª edição do evento iniciará nesta quarta-feira (28) e prossegue até sábado (31), no Centro de Treinamento e Difusão de Tecnologias, em Pinhalzinho.

Durante os quatro dias do evento serão distribuídos aos produtores rurais cartilhas sobre cinco temas que têm impacto direto no campo: Novo Código Florestal, Irrigação Sustentável, Programa Agricultura de Baixo Carbono (ABC), Produção Florestal e Leite Legal.

«O objetivo é disseminar o conhecimento aos produtores rurais para que desta maneira possuam informação e tecnologia para modernizar sua produção, tendo sempre como foco a sustentabilidade», observa o superintendente do Senar/SC, Gilmar Antônio Zanluchi.

Programa
A campanha do Time Agro Brasil é resultado da parceria da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) com o Sebrae, e visa transformar a agropecuária brasileira e fortalecer os produtores. Neste sentido, a responsável pelo programa no Instituto CNA, Maria do Carmo, estará presente no Itaipu Rural Show para explicar sobre os cursos, palestras e treinamentos disponibilizados, gratuitamente, aos produtores rurais de todo o território brasileiro.

A pequena produção rural no Brasil é composta por aproximadamente 4,1 milhões de produtores. Por isso, o projeto dá atenção especial à informação sobre qualidade e produtividade, por intermédio de informativos, cartilhas, cursos de capacitação, eventos e seminários.

Itaipu Rural Show
O evento é promovido pela Cooperativa Regional Itaipu, com o objetivo de expor as tecnologias e tendências de diferentes segmentos do agronegócio. Neste ano, com o tema «Inovação que gera resultados», os visitantes poderão conferir inovações em todos os setores, entre elas a «Casa do Produtor», novidades nos setores de suinocultura, avicultura, bovinocultura de leite, cereais, plantas medicinais, plasticultura, máquinas e equipamentos agrícolas, pequenos animais, piscicultura, laboratórios, pastagens e horticultura.

De acordo com Zanluchi, a parceria do Senar e da Cooperativa Regional Itaipu é de longa data, voltada principalmente para capacitar o homem do campo e dinamizar os processos produtivos. Exemplo disso é o Centro de Inseminação Artificial de Bovinos de Pinhalzinho, que já realizou 19 treinamentos com a participação de 228 produtores. O C.I.A. localiza-se próximo à rodovia BR-282, tem 420 m² de área construída e sua estrutura é constituída de um auditório para aulas teóricas, duas salas para aulas práticas, vestiários, almoxarifado, laboratório, piquetes e baias para acomodação das vacas. Outro programa de destaque em parceria com a cooperativa é o Programa Leite Legal que visa a qualidade do leite a ser entregue da propriedade rural até a plataforma da indústria.

«A participação do Senar/SC no Itaipu Rural Show é indispensável considerando vários fatores: a oportunidade de divulgar conhecimentos aos produtores rurais, a aproximação que gera com o público-alvo da entidade e a importância do evento. Além disso, amplia o relacionamento com as cooperativas da região, que também são apoiadoras dos treinamentos voltados à melhoria da qualidade dos produtos e da vida das famílias do campo», observou Zanluchi.

O Itaipu Rural Show tem como patrocinadores Siccob Creditaipu, Ceraçá, Aurora e JW Construção. Além disso, conta com o apoio do Sebrae, Prefeitura Municipal de Pinhalzinho, Funturismo, Turismo Sustentável e Infância, Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca, Governo de Santa Catarina, Governo Federal, Epagri, Sescoop/SC e Senar.
Fonte: Faesc

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas