#Leite para exportar

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

O Brasil se organiza para tentar de novo expandir as vendas externas de leite. Governo, cooperativas e a agíªncia de promoção í s exportações, a Apex, assinaram ontem acordo que promete ampliar os embarques em 30% em dois anos.
O convíªnio põe em prática o Projeto Setorial de Promoção de Exportações de Produtos Lácteos (PS-Lácteos). O Brasil se tornou importador de leite mas pode fazer valer seu potencial de exportador, disse o ministro Pepe Vargas (Desenvolvimento Agrário).

Aberto a cooperativas de laticí­nios e empresas individuais de todos os portes, o PS-Lácteos conta com 11 participantes. Duas empresas são do Paraná, a Castrolanda (Castro, Campos Gerais) e a Confepar (união de cooperativas do Norte). Para cumprir a meta geral, o grupo terá de exportar US$ 82,5 milhões em produtos lácteos até 2014. Estão previstas missões de prospecção de novos mercados, em eventos e feiras internacionais. Foram definidos como mercados prioritários Angola, Arábia Saudita, Argélia, China, Egito, Emirados írabes, Iraque e Venezuela.

Potencial

32 bilhões de litros de leite são produzidos ao ano pelo Brasil, o que garante ao paí­s a quinta posição no setor. As leiterias geram 4,7 milhões de empregos.

Fonte: Gazeta do Povo
http://www.cenariomt.com.br/noticia.asp?cod=271296&codDep=6

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas