#Leite é tema de encontro inédito realizado em Mato Grosso

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

O leite é uma das cadeias produtivas do Estado com grande potencial econí´mico na agricultura familiar. Pela primeira vez em Mato Grosso será realizado o ‘Encontro dos Produtores de Leite da Baixada Cuiabana’, no dia 09 de março, em Santo Antí´nio do Leverger (35 km de Cuiabá), na Estí¢ncia Maués, localizada na Rodovia Palmiro Paes de Barros, km 25 ao lado da substação.

O evento é gratuito e destinado a produtores rurais e técnicos. De acordo com um dos organizadores, Danielson Olsson, o Encontro surgiu da necessidade de obter acesso as novas tecnologias para implementar no dia a dia do campo. “O produtor precisa estar atento as novidades que surgem a todo momento”, destaca.

O Encontro será promovido pela Premix, Semex e a Maués Prestadora de Serviços Agropecuários com o apoio da Secretaria de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar (Sedraf), que através do Programa de Desenvolvimento da Cadeia Produtiva do Leite vem realizando Capacitação Continuada para os técnicos que atuam na assistíªncia aos produtores de leite de Mato Grosso. A capacitação é feita pela metodologia de transferíªncia de tecnologia desenvolvida pela Embrapa Agrossilvipastoril de Sinop tendo ainda como parceiros o Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Organização das Cooperativas do Brasileiras (OCB-MT) e pela Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistíªncia e Extensão Rural (Empaer).

De acordo com o coordenador da Cadeia Produtiva do Leite da Sedraf, Carlos Guilherme Dorilíªo Leite, esta ação atende os principais pilares do aumento do Programa de Desenvolvimento da cadeia do Leite, no que tange ao aumento de produção e produtividade do rebanho leiteiro assim como a melhoria da qualidade do leite, aumentando a renda do pequeno produtor.

O Secretário de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar (Sedraf), Meraldo Figueiredo Sá, compartilha a mesma ideia e reforça que essa união de esforços é de suma importí¢ncia para aumentar o í­ndice de produtividade do setor leiteiro em Mato Grosso. “Essa integração com várias entidades com a participação dos produtores, contribui para o fortalecimento da cadeia produtiva do leite”, pontua.

A Estí¢ncia Maués foi escolhida para sediar o evento por ser considerada modelo na produção de leite. O local conta com 56 hectares. A Estí¢ncia Maués entrou no mercado de produção de leite há nove anos e produz uma média de 33 mil litros de leite por míªs, com a produção anual de 396 mil litros. O sistema de manejo de pastagem chamado Voisin, um método sustentável, ajudou a Estí¢ncia Maués despontar na produção de leite no Estado de forma higiíªnica e de qualidade.
http://www.odocumento.com.br/materia.php?id=419339

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas