#Leite: Clima favorável contribui para criação de caprinos no Tocantins

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

 

Foram registradas mais de 23 mil cabeças em 2013. Em Palmas, produtor aposta no leite da cabra para comercialização.

 

 

A produção de caprinos no Tocantins ainda é pequena. Segundo a Secretaria Estadual da Agricultura e Pecuária (Seagro), em 2013, o rebanho foi de 23.290 cabeças. Em Palmas, existem produtores apostando na criação dos animais, como é o caso do Itamar Rodrigues Toledo. Para ele, o clima do estado é favorável.

 

“O Tocantins é um lugar que é fácil de produzir alimento para os animais. Tem boa insolação, tem chuva regularmente. Não tem como criar qualquer tipo de animal sem ter alimento em abundância”, conta o produtor que possui 38 cabeças de caprinos e produz 20 litros de leite por dia.

 

O leite de cabra possui 20% menos colesterol que o leite da vaca e o preço é mais alto, variando entre R$ 7 e R$ 8, o litro, como conta o representante da Seagro, Silvio Reinaldo de Oliveira. “O leite de cabra, o valor dele em relação ao gado bovino e praticamente o dobro, não é em função da relação oferta e procura, sempre foi um leite mais caro do que o leite bovino.”

 

Silvio ressalta que o mercado para o leite é pequeno, embora exista um laticínio no estado. “Não e todo produtor que está totalmente assimilado com as técnicas de manejo, de sanidade na própria produção de leite. Apesar do estado, na região de Palmas, ter incentivado e construído laticínio para produção de leite de cabra, a quantidade de leite produzida na nossa região a incipiente ainda para ter a franca atividade do lacticínio.”

 

Otimista com a produção, Itamar explica as técnicas para ter um leite compatível com as exigências do mercado, como manter distância, de pelo menos 100 metros, entre bodes e cabras. “O sabor é aumentado se houver o bode, o reprodutor, junto com as cabras, fica um sabor mais forte. E com a ausência do bode, o leite fica suave, um leite agradável.” Confira a reportagem acima.

 

http://g1.globo.com/to/tocantins/noticia/2014/03/clima-favoravel-contribui-para-criacao-de-caprinos-no-tocantins.html

 

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas