# Lei do preço do leite precisa ser regulamentada

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

A Lei 12.669/2012, que obriga a indústrias a informar o preço que será pago ao produtor pelo litro do leite no próximo míªs, ainda precisa ser regulamentada. O tema foi um dos assuntos debatidos durante reunião da Comissão Nacional de Pecuária de Leite da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), que aconteceu esta semana, em Brasí­lia. O analista de pecuária do Núcleo Técnico da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato), Augusto Zanata, representou a entidade.

Conforme explica Zanata, a legislação, publicada em 19 de junho, e que determina í s indústrias informarem até o dia 25 de cada míªs o preço pago ao produtor pelo litro de leite, é um grande avanço da cadeia, porém ainda precisa ser regulamentada já que não explica qual método será utilizado para a divulgação. Além disso, não informa quem fiscalizará se as indústrias estão cumprindo a regra e os tipos de punições. «Hoje, no Brasil se praticam vários preços por uma mesma indústria, geralmente vinculado í  qualidade do produto que é fornecido. Neste caso, a lei não especifica qual preço deverá ser informado: preço mí­nimo, preço médio ou o preço pago ao leite de alta qualidade. Todos estes detalhes fizeram que a lei ficasse vaga, faltando estas definições para que possa ser regulamentada e executada», explica o analista de pecuária do Núcleo Técnico da Famato, Augusto Zanata.

A matéria é da Ascom Famato com Ascom CN

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas