Laticinistas discutem rumos e perspectivas da cadeia produtiva do leite na Bahia

Empresários baianos das indústrias de laticínios, secretarias estaduais, parlamentares, órgãos e entidades parceiras participaram, na tarde desta sexta –feira (2), da abertura do 7º Encontro de Laticinistas da Bahia.
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Empresários baianos das indústrias de laticínios, secretarias  estaduais, parlamentares, órgãos e entidades parceiras participaram, na tarde desta sexta –feira (2), da abertura do 7º Encontro de Laticinistas da Bahia. Realizado pelo Sindicato das Indústrias de Laticínios e Produtos Derivados do Leite do Estado da Bahia (Sindileite), com apoio do Governo do Estado e outras instituições, o evento que acontece no Hotel Deville Prime,em Itapoan, segue  até esse sábado (3),  com painéis temáticos sobre os rumos e perspectivas do  setor lácteo no estado.

Representando o secretário de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social Geraldo Reis, a superintendente de Inclusão e Segurança Alimentar (Sisa/SJDHDS), Rose Pondé, participou da mesa de abertura, quando falou sobre a importância da cadeia produtiva do leite para o desenvolvimento social e a garantia da segurança alimentar na Bahia.  Segundo ela, “a participação das agroindústrias de laticínio agregando a produção dos agricultores familiares, ampliou e fortaleceu ainda mais a distribuição de leite, com melhores condições sanitárias,  em todo estado”.  Rose fez também uma contextualização sobre as ações do Programa de Aquisição de Alimentos – modalidade PAA Leite, que, de acordo com a gestora, “ contribuiu de forma efetiva para que o Brasil saísse do Mapa da Fome”. A superintendente ainda esclareceu que, “no Brasil, cerca de 37% dos empregos formais estão vinculados ao setor lácteo, que garante renda, mantém os empregos formais e promove o desenvolvimento integral no país”.

De acordo com o presidente do Sindileite, Lutz Viana, “o encontro tem uma grande importância porque reúne os empresários em tornos de palestras, conhecimentos de novas tecnologias, linhas de créditos e troca de experiências com representantes de outros estados”.

Integração  – O 7º Encontro de Laticinistas conta também com um espaço para degustação dos derivados do leite, informações institucionais sobre bancos que fornecem linhas de créditos, programas sociais, além de mostras de tecnologias que contribuem para o fortalecimento do setor.  Durante a visitação dos stands, o público pôde conhecer alimentos como queijos, iogurtes, doces, manteigas e outros, que estão sendo elaborados  pelos laticínios baianos.  Produção como a do laticínio Davaca, localizado no município de Ibirapuã, extremo sul do estado, que coleta  420 mil litros de leite por dia, tem a maior queijaria do Norte – Nordeste e está entre as cinco melhores do país.  “ Apesar das dificuldades com a seca , o apoio do Governo do Estado tem sido fundamental para que a Bahia venha se destacando no cenário nacional”, disse Viana, que também é responsável pelo laticínio Davaca. “ Nosso empreendimento garante empregos para 536 funcionários, gerando renda e impulsionando a economia local”.

Na programação desse sábado (3), além de temas como, fraudes em leite, perspectivas econômicas para as agroindústrias, éticas nas organizações, papel das indústrias na organização setorial, a SJDHDS vai promover um diálogo sobre o novo termo de referência que vai respaldar novos credenciamentos no PAA Leite.

http://www.justicasocial.ba.gov.br/2016/09/1379/Laticinistas-discutem-rumos-e-perspectivas-da-cadeia-produtiva-do-leite-na-Bahia-.html

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas