#Laticínios têm valorização de mais de 10% em Mato Grosso

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

 

Produtos derivados de leite vendidos em Mato Grosso registraram aumento no primeiro semestre de 2014. De acordo com o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), queijos como provolone e muçarela tiveram aumento de 11,05% e 15%, respectivamente, entre os meses de janeiro e maio.
Para os analistas, a elevação dos preços pode estar diretamente ligada ao aumento do consumo dos produtos em épocas mais frias em algumas partes do país e também pela elevação do preço da matéria-prima. Para se ter uma ideia, no mês de maio, o preço pago pelo litro de leite ao produtor chegou a R$ 0,85, mais de 2% em relação ao mês anterior. Quando o número de maio é comparado ao mesmo período de 2013, a valorização chega a 15,72%.

A produção estadual foi beneficiada neste ano pela ocorrência de chuvas no estado em maio, que garantiu boas condições de pasto com até mesmo o aumento da captação leiteira. Deste ponto de vista, a situação é melhor ainda para o produtor uma vez que a região centro-sul do país, conhecida pela grande produção, se encontra em período de seca.

De acordo com o presidente da Associação dos Supermercados de Mato Grosso (Asmat – MT), Kássio Catena, o varejo ainda não sentiu reflexos deste aumento. “Os preços estão estáveis, há sim alguma variação, mas nada significativo para o consumidor. Não há com que se preocupar”, afirma.

Se para os supermercados tudo está sob controle, para a indústria este é o começo de uma dor de cabeça. “O preço do litro de leite pago pela indústria está alto e não estamos conseguindo vender toda produção de laticínios. No final, teremos que diminuir o preço ofertado e isso vai acabar, como sempre, no produtor”, diz o presidente do Sindicato dos Laticínios de Mato Grosso (Sindilat), Antônio Bornelli Filho.

A Associação dos Produtores de Leite de Mato Grosso (Aproleite – MT) acredita que o melhor preço pago ao produtor se mantém enquanto houver consumo aquecido dos produtos do leite. «Enquanto nós tivermos um preço bom no mercado e consumo, nós teremos a sustentabilidade do preço», aponta Carlos Augusto Zanata, diretor executivo da associação.

http://www.cenariomt.com.br/noticia/372078/laticinios-tem-valorizacao-de-mais-de-10percent-em-mato-grosso.html

 

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas