Ipanema deve quebrar novamente recordes de queijo e doce de leite

Desafio acontece durante a nona edição da Festa do Queijo, que será realizada entre os próximos dias 06 e 09. Representante do RankBrasil estará presente
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
A cidade de Ipanema (MG) promete quebrar novamente os próprios recordes junto ao RankBrasil de Maior queijo minas padrão e Maior doce de leite. O desafio acontece durante a nona edição da Festa do Queijo do município, que será realizada entre os dias 06 e 09 de setembro, no Parque de Exposições da CASEMG.

O representante do RankBrasil, Luciano Cadari estará presente para conferir pesos e medidas e possivelmente oficializar os novos títulos com entrega de troféus. Para a superação, Ipanema deve produzir um queijo com mais de 1.980 kg e um doce mais pesado que 608 kg, marcas obtidas em 2017.
O queijo gigante está sendo fabricado na sede do Laticínio Dois Irmãos, sob inspeção técnica, garantindo higiene e qualidade do produto. A receita conta com aproximadamente 25 mil litros de leite, além de outros ingredientes como cloreto de cálcio, coalho, fermento lácteo e sal.
A produção do doce de leite acontece na fábrica de doces Nhá Nair, com aproximadamente 1.400 litros de leite e 430 kg de açúcar, além de glicose e um redutor de acidez. Ele terá cozimento a vapor e depois vai para a enformagem e ‘descansa’ alguns dias antes de ser apresentado.
O queijo e o doce de leite serão auditados pelo RankBrasil no dia 8 de setembro, às 15h30. A apresentação dos produtos está marcada para as 16h, com o tradicional desfile em carro aberto pelas ruas da cidade. Em seguida, as iguarias serão distribuídas gratuitamente no Parque de Exposições.
O evento ainda vai contar com produção de queimadinha (mistura de açúcar queimado e leite), que será feita em uma chaleira gigante medindo 1,8 m de altura e 2 m de diâmetro. O produto terá distribuição grátis aos participantes da festa.
106 anos de emancipação
A Festa do Queijo de 2018 vai comemorar os 106 anos de emancipação política do município de Ipanema e pela primeira vez terá quatro dias de evento, contando com atrações musicais de nível nacional. A programação também apresenta a segunda edição do concurso de queijo e cachaça artesanal.
Produtos da culinária do queijo estarão disponíveis para venda durante a festa. Na semana que antecede o evento, cursos da culinária do queijo serão realizados. A festa ainda traz concurso musical que reúne cantores da cidade, o tradicional Desfile Cívico, Encontro de Cavaleiros e o Boi no Rolete.
Ipanema
A cidade é uma importante bacia leiteira do Vale do Rio Doce. Com 19 mil habitantes, tem como propulsor da economia a pecuária leiteira. A Festa do Queijo é realizada pela Prefeitura de Ipanema e conta com o apoio do Laticínio dois Irmãos e da fábrica de doces Nhá Nair.

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas