Internet ajuda no controle da qualidade do leite produzido no RS

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Pelo menos 70 mil empresários do ramo do RS e SC serão beneficiados.Resultados da amostra do produto poderão ser acessados em site. Cerca de 70 mil produtores do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina serão beneficiados com um sistema inédito de controle da qualidade do leite. Pela internet, o produtor poderá acompanhar se o produto chegou sem adulteração na indústria, reforçando a fiscalização contra novas fraudes.

O controle do produtor geralmente encerra quando o caminhão sai da propriedade em direção í  indústria. O sistema deve prolongar essa vigilí¢ncia. Em qualquer lugar com acesso a internet, os empresários poderão acompanhar como o leite chegou ao destino final através de uma senha pré-cadastrada.

Na Região Norte do RS, em Passo Fundo, uma propriedade produz por dia tríªs mil litros de leite. O transporte até a indústria é feito por uma empresa terceirizada. Os resultados das amostras do leite, que antes eram informados pelo laboratório direto í  indústria, agora serão disponibilizados em um portal na internet.

“Isso vai reduzir qualquer dúvida que pudesse existir. Além de que o produtor vai mensurar a qualidade do seu leite e do seu rebanho com o resto do estado”, comemora o produtor João Amantino.

O sistema foi desenvolvido pelo Serviço de Análises de Rebanhos Leiteiros, o maior laboratório do estado. “Havia um descontentamento por parte dos produtores, í s vezes até um desconforto entre a indústria e o produto. O produtor muitas vezes duvidando dos resultados que a indústria estava repassando”, explica o coordenador do Sarle.

Entenda
A medida foi tomada após os resultados da operação desencadeada pelo Ministério Público para apurar a fraude do leite. Produtos como água e ureia eram adicionados ao lí­quido. Nas duas fases da operação do MP, 14 pessoas foram presas nas cidades de Ibirubá, Guaporé, Horizontina, Rondinha, Boa Vista do Buricá e Tríªs de Maio. Alguns investigados aceitaram a oferta de deleção premiada e foram liberados, mas pelo menos nove permanecem detidos. No total, 20 pessoas já foram denunciadas por suspeita de participação no esquema.

A investida do MP e do Ministério da Agricultura contra a fraude no leite cru realizada por um grupo de transportadores foi desencadeada no último dia 8, após meses de investigação. A adulteração ocorria no meio do caminho entre a propriedade rural e a indústria. A ação teve como consequíªncias a retirada de lotes do mercado e a interdição de tríªs postos de resfriamento e de uma fábrica em Estrela.

Na manhã do dia 22 maio, uma nova fase da operação foi iniciada, com alvo em duas transportadoras localizadas em Rondinha, no Norte, e Boa Vista do Buricá, no Noroeste. De acordo com a investigação, o esquema era semelhante ao verificado nas cidades anteriores, mas não conexões entre os grupos. O MP diz que o volume de leite adulterado que foi apreendido e não chegou ao mercado.

http://g1.globo.com/rs/rio-grande-do-sul/campo-e-lavoura/noticia/2013/07/internet-ajuda-no-controle-da-qualidade-do-leite-produzido-no-rs.html

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas