Governo do PR impõe regras rígidas para garantir a qualidade do #leite

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Produtores precisam comprovar vacinação contra brucelose e tuberculose. Laticínios não podem receber o produto de quem não tiver a documentação.

 

 

O governo do Paraná implantou normas mais rigorosas para garantir a qualidade do leite. Os produtores que não comprovarem a vacinação contra a brucelose e a tuberculose vão ter que parar de vender para os laticínios. Técnicos da Agência de Defesa Agropecuária do Estado estão visitando as propriedades para orientar os criadores.

 

O leite que sai do campo tem que ter a garantia de que está livre de brucelose e tuberculose, doenças que podem ser transmitidas ao homem. A intenção é aumentar a qualidade do leite e prevenir a transmissão destas doenças por meio do consumo. Por isso, a partir do dia 31 de maio, os produtores só poderão fornecer para os laticínios se comprovarem a sanidade dos animais.

 

O pecuarista Marcelo Zubioli se adiantou e examinou as vacas em dezembro. O resultado atestou que todos os animais estão livres dessas doenças. “Através do exame sabemos a qualidade do leite, do produto que vai estar na mesa. Isso traz qualidade para o meu trabalho e tira o risco de contaminação”, diz.

 

Depois de realizar os exames de brucelose e tuberculose, o veterinário precisa apresentar um laudo comprovando o estado de saúde dos animais da propriedade. Caso um animal esteja doente, ele precisará ser abatido.

 

Os produtores já eram obrigados a vacinar contra a brucelose os animais de até 8 meses, já que este é o tempo limite para a plena eficácia do medicamento. Agora, quem não vacinar até esta idade, vai pagar uma multa.

 

As novas regras afetam também os laticínios. Eles só vão poder receber o leite do produtor que tiver a certificação de sanidade dos animais e os comprovantes de vacinação. O produtor e o laticínio que não adotarem as normas vão ser notificados e multados. O valor da multa varia de acordo com a quantidade de animais infectados.

 

http://g1.globo.com/economia/agronegocios/noticia/2014/01/no-pr-governo-impoe-regras-rigidas-para-garantir-qualidade-do-leite.html

 

 

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas