Governo de Rondônia anuncia investimentos na cadeia produtiva do leite em dia de campo

Produtores de diversas regiões produtoras de leite participaram no fim de semana do 5ª Dia de Campo do Condomínio Don Enrique, no sítio Don Enrique, em Porto Velho.
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Produtores de diversas regiões produtoras de leite participaram no fim de semana do 5ª Dia de Campo do Condomínio Don Enrique, no sítio Don Enrique, em Porto Velho. Os participantes acompanharam a produção de leite de qualidade e em quantidade durante a visita as estações de pastejo rotacionado, bezerrario e ordenha mecanizada.
O governador Confúcio Moura destacou que o leite é um produto que movimenta a economia local nos municípios e os produtores são responsáveis por manter a economia crescente do estado e do Brasil. “Será com muito trabalho que iremos superar este momento de turbulência no país, mas que em Rondônia por ser um estado produtor de alimentos estamos com o Produto Interno Bruto (PIB) em expansão, vamos continuar produzindo com qualidade para abrimos novos mercados”, afirmou o governador.
Confúcio Moura salientou que o Conselho de Desenvolvimento do Agronegócio do Leite do Estado de Rondônia (Condalron) aprovou mais de R$ 10 milhões em investimentos na cadeia produtiva do leite no estado.
O secretário de Agricultura, Evandro Padovani, explicou que os investimentos são para produção de leite a pasto, transporte de calcário para produtores de leite, marketing da cadeia produtiva do leite, financiamento subsidiado para aquisição de tourinhos leiteiros a juros zero e transferência de recursos para projeto via Fundação de Amparo ao Desenvolvimento das Ações Científicas e Tecnológicas e à Pesquisa do Estado de Rondônia (Fapero), para inaugurar o Laboratório de Qualidade do Leite(LQL), único laboratório de qualidade do leite da região Norte.
Com um sistema de irrigação e pasto rotacionado, em dois hectares se conseguiu uma taxa de lotação de 6 animais por hectares, que produz 360 litros de leite por dia. Segundo Walter Waltenberg, o projeto é chegar até 2018 com uma produção de 20 mil litros de leite com qualidade e bem estar animal. “Não temos animais mal tratados, todos são bem tratados. Com o Projeto Mais Leite 2018, estamos replicando esse sistema com nossos parceiros, auxiliando a genética, boas praticas produtivas e bem estar animal pretendemos chegar a 20 mil litros de leite por dia até 2018.”
O presidente da Associação Brasileira de Criadores de Gir Leiteiro (Abcgil), José Afonso Bicalho, destacou a importância do evento para cadeia produtiva do leito no estado, recordando a fundação do associação há 35. “Foram 14 produtores que criaram a Abcgil, estamos trabalhando junto a Secretaria de Estado de Agricultura (Seagri), para disseminação de material genético de qualidade . E daqui 30 anos iremos olhar pra traz e mostrar que foi aqui que começou essa revolução na pecuária leiteira do estado.”

Fonte: Secom

Autor: Secom

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas