Governo avalia fazer inspeção permanente no #leite produzido no RS

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Expoleite começa em meio a novas descobertas de adulteração de produto

 
Pelo segundo ano consecutivo, a Operação Leite Compen$ado, que revelou adulteração no leite gaúcho, deve pautar debates na 37ª Expoleite e 10ª Fenasul, que começa nesta quarta-feira no parque Assis Brasil, em Esteio. Embora as fraudes reveladas pelo Ministério Público tenham sido verificadas «da porteira para fora», como dizem os produtores, foi na feira que o governo estadual anunciou medidas para reforçar a fiscalização do setor no ano passado. E novas ações podem ser divulgadas hoje.

Secretário da Agricultura, Claudio Fioreze adianta que a pasta finaliza hoje estudo técnico para avaliar a implantação de programa de inspeção permanente, a exemplo do que acontece em abatedouros. A medida valeria para indústrias que produzem mais de 1 milhão de litros de leite por mês, o que afetaria três empresas fiscalizadas pelo Estado. A inspeção consiste na presença de um fiscal na indústria durante toda a operação.

Contudo, mais de 90% das indústrias gaúchas são inspecionadas pelo governo federal. As empresas Pavlat e Hollmann, envolvidas na fraude mais recente, não teriam esse fiscal permanente por terem inspeção federal, e não estadual.

O governador Tarso Genro confirmou presença na abertura oficial do evento, ao meio-dia.

 

Indignação entre produtores

Entre os produtores que preparavam os animais para a exposição na terça-feira, o clima era de indignação com as fraudes e alguma insegurança a respeito da reação do mercado às novas denúncias.

— As pessoas acabam reduzindo o consumo de leite e isso pode baixar o preço para o produtor — comenta Claudio Schiefelbein, produtor de Dois Irmãos.

Itamar Tang, de Farroupilha, vê como positivas as investigações:

— Essas denúncias mostram que a fiscalização está sendo feita, e o consumidor vai procurar aquelas marcas que não estão envolvidas na fraude.

Segundo o vice-presidente da Associação dos Criadores de Gado Holandês do Estado, José Japur, no ano passado, não houve impacto da adulteração no preço do leite para o produtor.

A 37ª Expoleite e 10ª Fenasul também terão atividades para o público urbano no fim de semana. Confira algumas atrações

-Feira do disco de vinil: noite de sábado e domingo, dia todo. Haverá compra, venda e troca de vinis.

-Festival de cerveja artesanal: oito cervejarias oferecerão 20 tipos de cerveja. No sábado, vai até a meia-noite, com bandas e DJs.

-Exposição de carros antigos: no sábado.

Horários da feira

-Quarta e quinta, das 8h às 20h

-Sexta-feira, das 8h às 22h

http://zh.clicrbs.com.br/rs/noticias/campo-e-lavoura/noticia/2014/05/governo-avalia-fazer-inspecao-permanente-no-leite-produzido-no-rs-4499458.html

 

 

 

 

 

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas