#Gir leiteiro: Criadores mato-grossenses fundam associação estadual

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Os criadores de gir leiteiro de Mato Grosso fundaram a Associação dos Criadores de Gir Leiteiro do estado do Mato Grosso (Acgil/MT), cuja sede foi inaugurada na sexta-feira (12), no parque de exposições Senador Jonas Pinheiro, em Cuiabá, com a presença de criadores, lideranças classistas e autoridades. O Parque seguiu abrigando até o domingo a 49ª Expoagro.

A Associação é presidida pelo pecuarista Getúlio Vilela de Figueiredo e por Otarci Nunes da Rosa, vice-presidente. A nova diretoria fica até 2016.

O julgamento da raça, iniciado na sexta-feira (12), seguiu no domingo com a presença da jurada oficial da Associação brasileira dos Criadores de Zebu (Abcz), Lucyana Queiroz, de Uberaba (MG). Na sexta-feira (12), os criadores também conheceram a vencedora do torneio leiteiro, realizado entre sete vacas da raça, cuja vencedora foi o animal Brilhantina Fiv FALG com produção média, em tríªs dias de certame, de 39,367 quilos de leite.

A Expoagro também está sendo a vitrine para a divulgação da raça, por meio da 1ª exposição estadual de gir leiteiro, que reúne 105 animais, de 12 expositores, sendo 10 machos e 95 fíªmeas. O evento será homologado pela Associação Brasileira dos Criadores de Gir Leiteiro (Abcgil). Entre os expositores, estão o pecuarista Getúlio Vilela, atual presidente da Acgil, Mauro Savi, deputado estadual e 1º secretário da Assembleia Legislativa do Estado do Mato Grosso.

No domingo continuou o julgamento em pista com as fíªmeas da raça. Também estava previsto para í s 13h, na pista 1, do Parque de Exposições, a premiação dos vencedores do torneio leiteiro. Segundo Getúlio Vilela, presidente da Acgil, «essa exposição homologada pela nossa entidade nacional é apenas a primeira das grandes ações que vamos realizar aqui em Mato Grosso para alavancar o crescimento do gir leiteiro no Estado».

Fonte: Diário de Cuiabá

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas