#Excesso de chuvas faz a captação no Uruguai cair 10%

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

O mau tempo nos últimos dias provocou uma queda aproximada de 10% na captação de leite nas plantas da Cooperativa Nacional de Produtores de Leite do Uruguai (Conaprole) e é provável que nessa primavera não chegue ao recorde anterior, de 4,4 milhões de litros por dia, disse o vice-presidente da cooperativa, Wilson Cabrera.

Cabrera disse que nas últimas semanas a captação diária tinha chegado a 4,3 milhões de litros e, embora haja alimento disponí­vel nos campos, o acesso está difí­cil para os animais e isso resulta na diminuição da produção de leite.

O diretor da Associação Nacional de Produtores de Leite (ANPL), Walter Frisch, disse que «o excesso de águas pluviais nessa primavera não é bom, aspecto pois reflete na captação de leite pelas plantas da Conaprole».

Ele disse também que as más condições climáticas provocam uma situação desfavorável para fazer as reservas forrageiras que estão passando do ponto e terão a qualidade comprometida.

As chuvas intensas tíªm afetado a agricultura uruguaia em diversos setores. O excesso de chuvas pode comprometer em quase 20% o rendimento no cultivo de trigo, disse o presidente da Filial Colonia da Copagran, Edgardo Rostán. Além disso, as chuvas prejudicam a cevada por favorecer o aparecimento do fungo Ramularia, que afeta o desenvolvimento da planta.

A reportagem é do El Observador

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas