#Evento discute cadeia do leite na Paraí­ba

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

A Paraí­ba dá mais um passo para o fomento da cadeia produtiva do leite no Estado. Durante dois dias, produtores, empresários e especialistas discutem sobre mercado, industrialização, capacitação, manejo e estratégias para o setor. O II Seminário da Cadeia Produtiva do Leite e Cooperativismo (Cooleite), que acontece até amanhã, em Campina Grande, promove seis painéis discursivos, 12 palestras e mesas redondas com abordagens sobre a atividade leiteira.

O rebanho paraibano é composto por 200 mil animais e a produção anual é de aproximadamente 237 milhões de litros de leite. Uma das principais buscas de avanço da atividade, atualmente, é para elevação da produtividade animal que é de 2.05 litros/por vaca/dia. O sócio-diretor da Leite & Negócios Consultoria, Raimundo Reis, proferiu palestra sobre o Potencial de Consumo de leite na região Nordeste. “Este compartilhamento de informações, técnicas e de mercado, corroboram com o desenvolvimento do setor leiteiro nordestino, que desponta, cada vez mais, como um dos mais consumidores de lácteos”, destacou.

A temática sobre Mercado do Leite no Brasil e no Mundo contou, ainda, com a explanação do presidente da Comissão Nacional de Pecuária da CNA, Rodrigo Sant’Anna Alves. Representantes de empresas de laticí­nio na Paraí­ba falaram sobre a perspectiva de potencial da indústria láctea paraibana e, ainda no primeiro dia do evento, foi lançado o Curso de Formação Continuada em Bovinocultura Leiteira, que será realizado pelo Senar.

O Ceará tem posição de destaque durante o Cooleite. A gestão compartilhada na produção de leite em pastejo irrigado, adotada pela empresa Betí¢nia, será o Caso de Sucesso a ser detalhado pelo assessor especial do laticí­nio, o engenheiro agrí´nomo Zuza de Oliveira, além da participação do zootecnista Alexssandro Borba Guerreiro.
Alimentação do rebanho, tema pertinente ao perí­odo de seca pelo qual passa o Nordeste, estará presente também durante as mesas redondas, com temas como programa de venda de milho, programa do leite da Paraí­ba, venda de ração e alternativas para manejo alimentar.

http://www.leiteenegocios.com.br/ln/index.php?codPag=2&codCat=11&codTopico=3149

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas