Estiagem provoca queda na produção de #leite em Afrânio, PE

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Produção de leite e derivados caiu cerca de 50%. Cooperativa está trabalhando com 2 mil litros a menos de leite.

 

A estiagem prolongada continua causando prejuízos no Sertão pernambucano. No município de Afrânio, por causa da falta de comida para alimentar o gado, a produção de leite e derivados despencou 50% nos últimos meses.

O movimento na sala de produção da Cooperativa de Afrânio é fraco. Desde o mês de junho, a cooperativa vem funcionando com apenas 3 mil litros de leite por dia. O ideal mesmo seriam 2 mil litros a mais.

A preocupação é que a produção caia para 1,5 litros de leite por dia, assim como aconteceu há quase três anos. Por causa da baixa, funcionários foram demitidos e o lucro despencou.
Produção de derivados também caiu em Afrânio, PE (Foto: Reprodução / TV Grande Rio)Produção de derivados também caiu em Afrânio

O produtor Benedito Souza Gomes cuida das vacas que ainda sobrevivem à estiagem e lamenta a situação. “Do ano passado pra cá a gente perdeu uma faixa de 20 gados de fome”, relata.

A direção da cooperativa diz que os tempos não estão tão bons. Há quase seis anos, a cooperativa chegou a funcionar com nove mil litros de leite, mas garante que a situação não é tão ruim como em 2011. A expectativa é que tudo melhore, quando a chuva voltar. “Que acabe a seca e a gente volte a buscar incetivos para o produtor pra que ele mantenha suas propriedades produzindo leite”, afirma o presidente da Cooperativa de Afrânio, Paulo Assis.

http://g1.globo.com/pe/petrolina-regiao/noticia/2014/08/estiagem-provoca-queda-na-producao-de-leite-em-afranio-pe.html

 

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas