Estiagem de cinco meses afeta o campo no Noroeste de São Paulo

No lugar da grama verde, pasto seco. Animais morrem de sede e de fome. Segundo a Universidade Estadual Paulista, é a pior estiagem em quase três décadas.
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

No lugar da grama verde, pasto seco. Animais morrem de sede e de fome. Segundo a Universidade Estadual Paulista, é a pior estiagem em quase três décadas.

Não chove há 5 meses no noroeste de São Paulo

Não chove há 5 meses no noroeste de São Paulo

A forte estiagem castiga o campo no Noroeste de São Paulo. Já são cinco meses sem chuva na região.

No lugar da grama verde, pasto seco. A falta de chuva mudou a paisagem no extremo Noroeste de São Paulo. Centenas de animais morrera de sede e de fome. Só no sítio do agricultor Miguel Nonato da Rocha foram quatro animais mortos. Muitos outros não têm força sequer para ficar de pé.

Em outro sítio, a produção de leite caiu para menos da metade.

“Hoje, eu estou com a média de 300 litros. No período da chuva, essa média chega a 500 litros por dia”, disso o agricultor Gerson de Brito.

Há quase cinco meses o homem do campo espera pela chuva capaz de encharcar o solo e renovar a paisagem. Há muito tempo essa região não passava por nada parecido. Segundo a Universidade Estadual Paulista (Unesp), essa é a pior estiagem em quase três décadas.

“Nós temos um período de deficiência hídrica no solo, de falta de água no solo desde março. Isso trouxe consequências muito graves para a agropecuária”, disse Fernando Tangerino, pesquisador Unesp.

O agricultor Osmar Mendalha Dias perdeu cem hectares de feijão.

“Este ano foi muito ruim. Então a gente ficou com prejuízo total infelizmente. Torcendo que as coisas melhorem, que o ano que vem seja um ano melhor. Essa é a nossa esperança”.

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas