#Estiagem afeta produção leiteira da Paraí­ba

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Pecuaristas do sertão do estado sofrem com os efeitos da seca.Os rebanhos estão se alimentando menos e a produção caiu.

Na zona rural do municí­pio de Sousa, no sertão da Paraí­ba, é comum ver currais praticamente vazios. Sem chuva há mais de seis meses na região, o gado ficou sem pasto e está difí­cil até para matar a sede dos animais.
Na propriedade de Tomás Estrela, o rebanho reduzido se alimenta de uma mistura de silagem com farelo de milho. A ração teve que ser comprada no mercado e para isso, ele precisou vender seis cabeças. Mesmo assim, o alimento não foi suficiente, o gado perdeu peso e consequentemente, reduziu a produção de leite.
As 12 vacas leiteiras da propriedade produziam no ano passado até 90 litros de leite por dia. Hoje, a produção do mesmo rebanho caiu para 35 litros.
No começo do ano, quando choveu na região de Sousa, o preço do litro do leite era de R$ 0,75, hoje o valor chega a R$ 0,96, mas isto não significa lucro para o pequeno produtor. Com o alto custo de produção, a venda não dá nem para cobrir os prejuí­zos.
O reflexo da queda na produção já chega ao mercado. Sem leite, os laticí­nios da região reduziram o trabalho.
Em uma empresa de beneficiamento 55 mil litros de leite eram comprados por dia dos produtores locais, mas com a seca, a oferta caiu para 50%, o que forçou o empresário a comprar o produto industrializado no Sul do paí­s.
http://g1.globo.com/economia/agronegocios/noticia/2012/11/estiagem-afeta-producao-leiteira-da-paraiba.html

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas