O projeto, que permanece aberto a outras cooperativas, desde que aceitem as condições estabelecidas
Teve lugar na semana passada a Assembleia Constituinte daquela que será a primeira organização de produtores (OP) de leite do país. A OP surge apoiada pela interação de treze cooperativas, doze delas de Castilla-y-Léon e a décima terceira da Catalunha, e adoptou a designação de «Lacteoscoopâ€, sendo uma cooperativa de segundo nível.
O projeto, que permanece aberto a outras cooperativas, desde que aceitem as condições estabelecidas, começou a ganhar forma no final do ano passado e é uma das grandes apostas da Urcacyl, como organização que protege os interesses de suas cooperativas.
Confrontada com o ambiente desolador, que travessa o sector bovino leiteiro, com preços em queda e o aumento dos custos das matérias-primas, a Lacteoscoop espera favorecer a situação das cooperativas implicadas e dos seus sócios produtores, dotando-se de um maior poder negocial face í s indústrias, para que resultem beneficiadas as duas partes.
Concretamente, com as indústrias que defendem os interesses do leite 100% espanhol, sendo que os primeiros passos desta nova OP passarão por reunir-se com os representantes da indústria de lacticínios, através da FeNIL e dar-se a conhecer ao ministerio de Agricultura, Alimentación y Medio Ambiente, sendo que o projecto já foi apresentado í consejería de Agricultura y Ganadería da Junta de Castilla-y-León no passado dia 10 de Julho.
Fonte: Anilact,