Embrapa discute segurança de produtos lácteos

A Caravana Tecnológica para a Agroindústria Familiar será realizada em Paty do Alferes, RJ, na terça-feira, 18 de agosto, para produtores artesanais, pequenos e médios empresários de agroindústrias de laticínios, técnicos e estudantes da região do Centro-Sul Fluminense.
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

A Caravana Tecnológica para a Agroindústria Familiar será realizada em Paty do Alferes, RJ, na terça-feira, 18 de agosto, para produtores artesanais, pequenos e médios empresários de agroindústrias de laticínios, técnicos e estudantes da região do Centro-Sul Fluminense. O evento promovido pela Embrapa Agroindústria de Alimentos, com o apoio do Banco de Alimentos da Ceasa-RJ, trará orientações sobre segurança e boas práticas de fabricação de produtos lácteos, no auditório da Estância Lírio do Vale. A entrada é gratuita.
A programação inicia-se às 16 horas com a palestra sobre “Contaminação e deterioração de em laticínios”, com o pesquisador Eduardo Walter. Em seguida, será abordado “Rótulos e instalações em agroindústrias de pequeno e médio porte” pelo técnico André Dutra. Após as apresentações será aberto espaço para esclarecimento de dúvidas e questionamentos na consulta tecnológica. “A iniciativa busca atender as necessidades levantadas pelos próprios produtores de leite e derivados e pelos técnicos ligados à Ceasa e à Prefeitura Municipal de Paty do Alferes”, informa Lilia Salgado, pesquisadora da Embrapa Agroindústria de Alimentos responsável pela ação.
Para o fortalecimento da agroindústria familiar no Estado do Rio de Janeiro
O projeto Caravana Tecnológica para a Agricultura Familiar, financiado pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), está dirigida para agroindústrias familiares e produtores artesanais do Rio de Janeiro em questões ligadas à boas práticas de fabricação, rotulagem de alimentos; legalização de agroindústrias; processamento mínimo de vegetais e frutas; cuidados na fabricação de alimentos e anteprojetos de construção de agroindústrias. “Tudo começa com a sensibilização e mobilização local. Durante o evento acontece a clínica tecnológica com o aprofundamento das demandas já levantadas, o que dará subsídio a novos projetos de pesquisa e transferência de tecnologia desenvolvidos pela Embrapa e seus parceiros”, esclarece Fénelon Nascimento Neto, pesquisador idealizador da iniciativa.
A Caravana Tecnológica para a Agricultura Familiar, promovida pela Embrapa, já percorreu as cidades de Valença e Magé em 2014. Nesse ano, a previsão é que chegue à Paraty, Teresópolis e à Nova Friburgo, além de Paty do Alferes.

Aline Bastos (MTb 31779 RJ)
Embrapa Agroindústria de Alimentos
agroindustria-de-alimentos.imprensa@embrapa.br

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas