Emater/RS-Ascar lança programa regional White Gold para aumentar produção leiteira

Emater/RS - A bovinocultura de leite é de fundamental importância socioeconômica para a agropecuária do Alto Uruguai. Visando aumentar a produção leiteira,
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

 
A bovinocultura de leite é de fundamental importância socioeconômica para a agropecuária do Alto Uruguai. Visando aumentar a produção leiteira, que hoje é de 300 milhões de litros de leite por ano, envolvendo nove mil produtores, com rebanho de 87 mil vacas, a Emater/RS-Ascar lançou o Programa Regional White Gold. A produtividade média da região, de 11 litros/vaca/dia, é considerada baixa.
O programa tem como objetivo auxiliar no desenvolvimento sustentável da bovinocultura de leite na região do Alto Uruguai gaúcho, melhorando a nutrição do rebanho, a reprodução, criação da bezerra, qualidade do leite e gestão das granjas. De acordo com assistente técnico regional em Sistemas de Produção Animal da Emater/RS-Ascar de Erechim, engenheiro agrônomo Vilmar Fruscalso, doutorando na área de Agroecossitemas, a intenção é focar nestas linhas de atuação que serão monitoradas. Inicialmente, o programa será implantado em 16 granjas leiteiras que serão Unidades de Referência para os demais produtores da região.
Na área de nutrição, o programa atuará na implantação, planejamento e manejo das pastagens, alimentos conservados (silagem e feno), alimentos concentrados, com dietas balanceadas. Na avaliação de Fruscalso, a nutrição é ineficiente, pois, no momento, a oferta de pastagens é insuficiente para atender o rebanho.
Em relação à criação da bezerra, as ações serão acompanhadas desde o nascimento ao desaleitamento. Na área de reprodução, os trabalhos vão focar na escolha da raça, sanidade e inseminação, entre outros fatores. As ações do programa são direcionadas para a qualidade do leite, definida por parâmetros físico-químicos e microbiológicos, que vão desde o manejo até a Contagem de Células Somáticas (CCS).
Quanto ao planejamento e à gestão da atividade leiteira, o programa tem ações no controle econômico e financeiro, de desenvolvimento da bezerra, controle sanitário, leiteiro e reprodutivo.
Fonte: Emater.

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas