#Doença que infectou 139 pessoas no sul de MG é causada por bactéria encontrada no leite

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Confirmação aconteceu nesta quarta-feira (30), após chegada dos primeiros exames

A bactéria estreptococos tipo C é a responsável pelos sintomas de uma doença que assusta moradores de Monte Santo de Minas, no sul do Estado. A confirmação aconteceu nesta quarta-feira (30), após o recebimento dos resultados dos exames dos dois primeiros pacientes, segundo o secretário de saúde do municí­pio, José Maurí­cio Lima Rezende. Ainda de acordo com Rezende, são pelo menos 139 casos suspeitos da doença na cidade.

Foram colhidas amostras da garganta de 50 pacientes, que foram encaminhadas para a Fundação Ezequiel Dias (Funed) e para laboratórios particulares de Belo Horizonte. As outras 89 suspeitas não puderam ser analisadas já que, conforme o secretário, os doentes já estão recebendo tratamento com antibióticos, o que poderia afetar os exames.

Superbactéria KPC é detectada em hospital da região metropolitana de Belo Horizonte

Após surto de superbactéria, Hospital Regional de Betim suspende novas internações

Conforme Rezende, a situação «já está sobre controle», já que «poucos casos foram registrados nos últimos dias». Representantes da Secretaria Estadual de Saúde, da Vigilí¢ncia Sanitária e do Instituto Mineiro de Agropecuária (Ima) continuam no municí­pio í  procura do possí­vel foco da doença, que ainda não foi localizado. Durante as inspeções, um local que funcionava como laticí­nio foi foi fechado por falta dos documentos necessários.

Segundo os pacientes, os sintomas apresentados por todos são os mesmos: pressão alta, inchaço no corpo, principalmente nas pernas, urina escura, dor de garganta e um caroço no pescoço.

O secretário alerta para o consumo de laticí­nios sem procedíªncia, principalmente o de leite. Para que não haja dúvidas, a recomendação é que o alimento seja bem fervido antes do consumo.
http://noticias.r7.com/minas-gerais/noticias/bacteria-encontrada-no-leite-e-origem-de-doenca-misteriosa-no-sul-de-mg-20130131.html

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas