Dinapec: Parceria Embrapa e Agraer fortalece a cadeia produtiva do leite

Agraer e Embrapa Agropecuária Oeste vêm desenvolvendo ações em parceria com o objetivo de incentivar as trocas de informações e de tecnologias com produtores em prol do desenvolvimento sustentável da atividade leiteira no Estado de Mato Grosso do Sul.
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

 
Agraer e Embrapa Agropecuária Oeste vêm desenvolvendo ações em parceria com o objetivo de incentivar as trocas de informações e de tecnologias com produtores em prol do desenvolvimento sustentável da atividade leiteira no Estado de Mato Grosso do Sul.Essa parceria de transferência de tecnologia e de capacitação de produtores estará presente também na Dinapec 2016, evento que acontecerá no período de 9 a 11 de março, na Embrapa Gado de Corte (Campo Grande/MS), das 8h30 às 16h.

Serão realizadas oficinas práticas, com roteiros tecnológicos por meio de demonstração de tecnologias a campo e fortalecimento dos conceitos e princípios de alimentação (pastejo e complementar) e manejo dos animais e qualidade do leite.

A atividade leiteira é caracterizada por envolver conhecimentos extremamente diversificados, relacionados ao ambiente, genética, manejo, entre outros. Cada um desses fatores demanda atenção especial para que possa contribuir com o equilíbrio, proporcionando bons índices zootécnicos e econômicos aos produtores, possibilitando a conquista da sustentabilidade na bovinocultura de leite.

«Condições climáticas, mão de obra, mercado, crédito, localização, acesso a insumos, assistência técnica e conhecimento são variáveis particulares de cada propriedade rural.Estes aspectos devem ser levadas em consideração na escolha do sistema de produção adequado à cada realidade. Nesse evento, estamos levando informações sobre esses e outros temas para os interessados no assunto», explica o Chefe Adjunto de Transferência de Tecnologia da Embrapa Agropecuária Oeste, Auro Akio Otsubo.

«A bovinocultura de leite demanda conhecimento. A parceria entre Embrapa e Agraer, se fortalece a cada ano, sendo de fundamental importância para levar informações de qualidade aos produtores. A nossa participação conjunta na Dinapec reforça a integração do nosso trabalho como parceiros, em prol da sustentabilidade da bovinocultura de leite no Estado», explica o Chefe Geral da Embrapa Agropecuária Oeste, Guilherme Lafourcade Asmus.

Para o Diretor Presidente da Agraer, Enelvo Felini, a participação na Dinapec tem um significado especial. «A parceria Embrapa-Agraer é de grande relevância para a produtividade da agricultura familiar no Estado. Essa união de esforços contribui com o trabalho dos nossos técnicos de levar informações para os produtores», destacou Felini. Ele informou ainda que a Agraer está trabalhando para levar cerca de 600 trabalhadores rurais para a Dinapec.»Desejamos incentivar boas técnicas no quesito de raças de animais e alimentação do rebanho, de modo que o Estado, possa ser gradativamente destaque ativo na produção de leite, uma vez que temos solo e clima favorável para atividade», finalizou.

A bovinocultura de leite é um assunto que interessa muito aos produtores rurais de Mato Grosso do Sul.»Temos certeza que as tecnologias apresentadas na Dinapec, por meio da parceria entre Embrapa e a Agraer, podem promover melhorias na produção e eficiência na gestão do agronegócio familiar. As atividades da agricultura familiar e neste caso a bovinocultura de leite precisam ser vistas como um negócio, procurando compreender o todo com olhar administrativo, conhecendo o mercado, produtos, consumidores, custo de produção, visão holística e uma forte educação empreendedora entre outros», destacouo Superintende de Agropecuária da Sepaf, Edwin Bauer.

Programação

Ao longo dos três dias do evento, produtores, técnicos, acadêmicos e demais profissionais do setor poderão conhecer tecnologias relacionadas a alimentação a pasto, com ênfase na formação e manutenção de pastagens e técnicas para a produção de alimentos suplementares na própria propriedade.

Os visitantes poderão participar de várias oficinas técnicas, que serão realizadas simultaneamente, ao longo dos três dias de evento, em quatro tendas diferentes. Na programação temática das oficinas de Produção Sustentável do Leite, está prevista a realização de quatro palestras no período matutino, das 9hs às 10h30, sobre os temas: Manejo intensivo de pastagens (Tenda A), Suplementação alimentar no período da seca (Tenda B), O negócio da produção leiteira: o que fazer? (Tenda C) e Qualidade do leite: antes, durante e após a ordenha (Tenda D). No período vespertino, das 13h30, os temas das oficinas práticas, por sua vez, serão: Produção integrada de leite com piscicultura e olericultura (Tenda A), Manejo e criação de bezerros (Tenda B), Desafios da aplicação do crédito rural na bovinocultura de leite (Tenda C) e Prevenção e controle de carrapatos. (Tenda D).

Dinapec – A Dinapec 2016 tem a participação das Unidades da Embrapa – Agropecuária Oeste, Pantanal, Florestas, Pecuária Sudeste, Rondônia, Caprinos e Ovinos, Agroindústria de Alimentos, Gado de Leite e Gado de Corte, com parceria da Fundação MS, Unipasto, Iagro/MS, Famasul e Sistema S (Sesc, Sebrae e Senar).

Serviço

Dinâmica Agropecuária – Dinapec

Data: 9 a 11 de março de 2016

Local: Embrapa Gado de Corte, Campo Grande-MS (avenida Rádio Maia, 830, zona rural)

Informações: (67) 3368-2141 e www.embrapa.br/gado-de-corte

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas