#Dilma Rousseff pode anunciar verba para obras de mobilidade em PE

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

 

O projeto do Arco Metropolitano e a navegabilidade do Rio Capibaribe serão temas abordados durante a visita da presidente Dilma Rousseff a Pernambuco, marcada para esta terça-feira (17). Os assuntos foram detalhados pelo governador Eduardo Campos em entrevista coletiva nesta segunda (16), durante inauguração da nova fábrica de margarinas da Brasil Foods, em Vitória de Santo Antão, na Zona da Mata.

 

Segundo Campos, uma reunião do governo com a coordenação do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e representantes do Ministério do Planejamento já ventilava a possibilidade de inclusão do Arco Metropolitano — via de 77 quilômetros que promete ligar a BR-101 Norte, em Igarassu, à BR-101 Sul, no Cabo de Santo Agostinho, sem passar por dentro do Recife — no rol de obras do PAC. O custo está estimado em R$ 1,2 bilhão.

 

Além do Arco, outros três projetos que já haviam sido discutidos em Brasília têm destaque na agenda, de acordo com o governador. «Poderia entrar na agenda sobre o PAC Mobilidade um dos pactos que a presidenta anunciou após os protestos de junho e que ela já tem assinado com alguns estados e municípios. Três projetos estão na reta final para decidir: os projetos da Avenida Norte; o projeto de mobilidade no Centro, com o VLT [veículo leve sobre trilho]; e a navegabilidade do Capibaribe, que dialogam com tudo que a gente está fazendo [em termos de mobilidade]», afirma Campos.

 

A agenda oficial da presidente conta com visita ao canteiro de obras da Refinaria Abreu e Lima e, na sequência, a cerimônia de conclusão das obras da plataforma P-62, no Estaleiro Atlântico Sul, ambas no Complexo Portuário-industrial de Suape, em Ipojuca, na Região Metropolitana.

 

Questionado sobre a relação com a presidente após a saída do PSB da base do governo e a virtual candidatura à presidência, Campos foi categórico em afirmar que a amizade continua. «A relação sempre foi cordial, fraterna, institucional. Ela vai ser bem recebida aqui. Eu e Renata [Campos, a primeira-dama] vamos estar lá, esperando por ela no aeroporto, como sempre fizemos. [A relação é de] Muito respeito, não só pela pessoa da presidenta em quem nós votamos, como também pela presidenta de todos os brasileiros», afirmou.

 

Nova fábrica em Vitória

Além do governador Eduardo Campos, a solenidade de inauguração da nova unidade fabril da Brasil Foods contou com a presença dos ex-ministros Fernando Bezerra Coelho e Luís Fernando Furlan, do presidente do conselho administrativo da Brasil Foods, Abilio Diniz, e Claudio Galleazzi, CEO global da BRF. Somando um investimendo de R$ 150 milhões, a nova fábrica de margarinas será responsável pela produção de oito mil toneladas das marcas Qualy, Deline e Claybom.

 

A fábrica de Vitória é a terceira da empresa dedicada, exclusivamente, à produção de margarinas. A capacidade inicial permite produzir oito mil toneladas do produto, mas a infraestrutura possibilita a expansão para o dobro da produção.

 

De acordo com o conselho administrativo, o empreendimento gerou 150 novos empregos diretos, além dos serviços criados por empresas terceirizadas. Somadas, as operações criaram mais de 1,6 mil empregos diretos e 1,8 mil indiretos na cidade que acolhe o complexo.

 

http://www.cbnfoz.com.br/editorial/brasil/pernambuco/16122013-61632-dilma-rousseff-pode-anunciar-verba-para-obras-de-mobilidade-em-pe

 

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas