Demanda desencadeia aumento do preço do leite em pó desnatado

Os preços do leite em pó integral (WMP) ficaram mais brandos no último GDT, levando o preço médio a cair 1,5%, para US$ 3.231/tonelada, enquanto o índice geral de preços caiu 1,1%, diz a analista Emma Higgins. Isso coincide com o anúncio da revisão feita pela Fonterra sobre a produção desta temporada, que saiu de -3% e foi para -2%.
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Embora as cotações das commodities na Nova Zelândia tendam a cair à medida que o foco se volta para a produção do hemisfério norte, o final da primavera mantém a demanda por leite em pó desnatado (SMP), diz Higgins.

O SMP subiu 3,6% no último leilão da Fonterra e o produto está sendo vendido com melhores preços na Nova Zelândia do que o similar europeu. Nathan Penny, do banco ASB, diz que a queda do preço do WMP contrariou as expectativas. Contudo o movimento agudo de desvalorização do dólar kiwi mais que compensou a queda. Desde o último leilão, o dólar neozelandês caiu 4,5% diante do dólar norte-americano. O efeito final é que os preços globais do leilão subiram 3% em termos de dólar da Nova Zelândia, e é o que efetivamente importa para os produtores de leite. O último relatório da Fonterra diz que as exportações de lácteos da Nova Zelândia, em fevereiro, aumentaram 4% (11.000 toneladas) em relação ao mesmo mês do ano passado.

O crescimento foi novamente impulsionado pelo WMP, pelos fluidos e produtos lácteos frescos, um aumento combinado de 12% (16.000 toneladas) no mês, compensando ligeiramente as quedas nas vendas de queijo, lactose e manteiga anidra. As exportações nos 12 meses encerrados em fevereiro ficaram estáveis em comparação com o período anterior. As exportações de produtos lácteos líquidos e frescos e WMP, juntos, totalizaram 117.000 toneladas (+7%). Este desempenho foi anulado parcialmente pela queda na maioria das outras categorias.

Fonte: 

Autor: 

Imagem: 

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas