#Criadores cultivam aveia e azevém para alimentar o gado no inverno

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Azevém e a aveia cobrem os campos no municí­pio de Santa Rosa, no RS. Forrageiras servem muito bem para alimentação do gado.

Os criadores de gado do Rio Grande do Sul apostam no cultivo da aveia e do azevém para alimentar o rebanho durante os meses mais frios do ano.
O azevém e a aveia cobrem os campos no municí­pio de Santa Rosa, na região noroeste do estado. As culturas são algumas das preferidas nesta época de inverno. Os pastos naturais não resistem ao frio e essas forrageiras servem muito bem para alimentação do gado.
De acordo com a Embrapa, o cultivo consorciado da aveia e do azevém tem se difundido muito nos últimos anos. A aveia proporciona precocidade e o azevém qualidade, prolongando o perí­odo de utilização.
Essa forma de plantio é utilizada pela maioria dos produtores de leite da região. O criador Hilário Lottermann diz que consegue aproveitar uma área maior, utilizando as duas forrageiras. Mas há outras vantagens. «A aveia é um clico curto e cedo. O azevém deixa um pasto pronto para o plantio direto do soja”.
A criadora í‚ngela Maraschin também utiliza as duas forrageiras para a alimentação do gado leiteiro, mas em áreas diferentes. A qualidade das pastagens está associada ao maior rendimento do leite nesta época do ano.

Fonte: G1 (Globo)

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas