#Conseleite estuda alteração dos valores do leite em MS

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

O Conselho Paritário de Produtores/Indústrias de Leite do MS (Conseleite/MS) vai alterar as escalas de ágios e deságios dos preços do leite entregue pelo produtor í  indústria, de acordo com a qualidade do produto. Isso significa que o valor final pago ao produtor pode aumentar ou cair dependendo da qualidade e volume.

Segundo o presidente da entidade, Pedro Guerbas Filho, a alteração beneficia o setor de ponta a ponta. Primeiro os consumidores, que terão acesso a um produto de melhor qualidade. Depois os produtores, que receberão uma espécie de príªmio se superarem a qualidade estabelecida em lei. E por último, também a indústria, que incentivará o produtor a oferecer matéria-prima de melhor qualidade, aumentando a rentabilidade.

A decisão foi tomada na última sexta-feira (08), atendendo pedido de produtores e indústria, e será implementada após estudos criteriosos. “O Conselho de Produtores já apresentou uma nova tabela. Agora falta a indústria aprová-la ou solicitar modificações e o prazo máximo para que isto ocorra é o dia 12 de abril”, explica Guerbas Filho.

As informações do Conselho mostram que em fevereiro de 2013 o preço do leite padrão entregue pelo produtor atingiu média de R$ 0,6949/litro, considerando o volume de até 100 litros/dia. Para março, a projeção é que a cotação da matéria-prima chegue a média de R$ 0,6984/litro, ou seja, registrando alta de 0,5% frente fevereiro.

Os valores de referíªncia adotados pelo Conseleite são para a matéria-prima leite “posto propriedade”, o que significa que o frete não deve ser descontado do produtor rural. Nestes valores não estão inclusos o Funrural de 2,3%, a ser descontado do produtor.

Na reunião desta última sexta-feira, ficou decidido que será feita uma Campanha para trazer indústrias do Estado para dentro do Conseleite. Além disso, o Serviço Brasileiro de Apoio ao Empreendedor e Pequeno Empresário (Sebrae/MS) trouxe um instrutor para tirar dúvidas dos produtores sobre o projeto Vaca Móvel.

Conseleite – í‰ um Conselho formado pelo mesmo número de representantes dos produtores rurais e das indústrias. Trata-se de uma associação civil, regida por estatuto e regulamentos próprios. O objetivo é a busca pró-ativa de soluções conjuntas, pelos produtores rurais e indústrias, para problemas comuns do setor lácteo sul-mato-grossense, por meio de uma relação mútua de confiança que visa uma maior clareza no estabelecimento de preços de referíªncia para a matéria-prima leite. A resolução do Conseleite com os valores de referíªncia e outras informações do setor está disponí­vel do site do Sistema Famasul (www.famasul.com.br).
http://www.msnoticias.com.br/?p=ler&id=102894

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas