Concurso escolhe melhor #queijo frescal produzido na região de MG

 

Seis produtores da agricultura familiar concorreram ao prêmio. Minas Gerais tem a maior produção leiteira do país.

 

A 25ª edição do Festival de Leite e do Queijo movimentou o município de Antônio Carlos, em Minas Gerais. Um concurso elegeu o melhor minas frescal da região. Minas Gerais tem a maior produção leiteira do país.

A pecuária é destaque em Antônio Carlos, no Campo das Vertentes, Minas Gerais. Os produtores de leite e queijo fazem questão de expor o gado no festival de leite e queijo que reuniu 43 novilhas e três touros. Um dos touros pertence ao criador Moacir Vidal. Na fazenda, o pecuarista tira por dia uma média de 400 litros de leite, principal produto para a fabricação de manteiga e queijo.

O leite e seus derivados correspondem a 65% da atividade econômica do município. Laticínios da cidade e da região expõem os produtos para a apreciação do público. Os queijos do reino e minas, Distribuídos em outras partes do país, são destaques do evento.

O festival também elegeu o melhor queijo minas frescal do município. Neste ano, seis produtores da agricultura familiar concorreram ao troféu. Os jurados avaliaram a textura e o paladar. Só participaram produtores que possuem o registro municipal de inspeção.

“A nossa vontade é que este produto chegue com qualidade na mesa do produtor. E os mesmos são produtores que trabalham a matéria-prima que é o leite que produzem. Daí o concurso do leite para que Antônio Carlos veja o produto deles e conheça o meu produtor rural local”, diz Evani Neves, secretário de agricultura da cidade.

O título de melhor queijo de fabricação caseira ficou o criador Ângelo Mazzoni. O queijo vencedor foi produzido a partir dos cem litros de leite que o produtor retira por dia. “É muito amor, carinho, dedicação e, acima de tudo, respeito aos nossos consumidores. A gente faz o melhor é para eles”, diz.

http://g1.globo.com/economia/agronegocios/vida-rural/noticia/2014/09/concurso-escolhe-melhor-queijo-frescal-produzido-na-regiao-de-mg.html

 

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas