# Comissão de Agricultura debate a Polí­tica Nacional do Leite no Ceará

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

A Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Cí¢mara dos Deputados realiza, nesta quinta-feira (09) e sexta-feira (10), no Ceará, programação especial para debater a Polí­tica Nacional do Leite. As atividades começam com uma visita ao Perí­metro irrigado do DNOCS – Jaguaribe Apodi, em Limoeiro do Norte, no Vale do Jaguaribe. A comissão vai conhecer a Fazenda Flor da Serra, com produção de leite (16.000 litros/dia) em pastejo irrigado rotacionado, com alta tecnologia e lucratividade. Em seguida, segue para visitar empresas produtoras de silagem de milho irrigado (250 mil toneladas /ano) da Região, que estão abastecendo muitas fazendas do Nordeste.

O diretor de Agronegócio da Adece, Reginaldo Lobo, acompanhará a equipe composta por representantes do setor produtivo, empresarial, polí­ticos, gestores públicos dos nove estados nordestinos e jornalistas. No segundo dia, haverá uma conferíªncia na Assembleia Legislativa do Ceará (AL-CE), em Fortaleza, a partir das 08 horas.

A subcomissão, que é vinculada í  Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural, já fez, em maio, junho e julho, “conferíªncias regionais-estaduais”, que tiveram o objetivo de alinhavar a referida polí­tica, tendo como pauta comum: fixação de preço justo para os produtores; o combate aos cartéis na produção dos insumos lácteos; o estabelecimento de mecanismos de proteção do mercado interno de importação de produtos subsidiados; e a redefinição da carga tributária sobre leite in natura.

Cronograma

Dia 9/8 – Perí­metro irrigado do DNOCS – Jaguaribe Apodi – Limoeiro do Norte (CE).

Dia 10/8 – Assembleia Legislativa do Ceará.
8 horas – Abertura dos trabalhos pelo Presidente da Comissão de Agricultura, Pecuária e Abastecimento Rural da Cí¢mara dos Deputados – Deputado Raimundo Gomes de Matos (PSDB-CE) e pelo Presidente da Comissão de Agropecuária da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará – Deputado Hermí­nio Resende.
9 horas – Apresentação dos estudos de viabilidade técnica, econí´mica e financeira da produção de leite sob pastejo irrigado no Ceará, realizado pela Agíªncia de Desenvolvimento do Governo do Ceará – Adece.
9h30 – Deputados Domingos Sávio (PSDB-MG), Alceu Moreira (PMDB-RS), Carlos Magno (PP-RO) e Zé Silva (PDT-MG) apresentam o balanço dos trabalhos da Subcomissão do Leite, orientam a formação dos Grupos de Trabalho e informam sobre a Conferíªncia Nacional do Leite, dia 8 de novembro, em Brasí­lia.
10 horas – Grupos de Trabalho discutem temas e elaboram sugestões para uma Polí­tica Nacional da Cadeia Produtiva do Leite.
11 horas – Apresentação das sugestões dos Grupos de Trabalho .
12 horas – Consolidação das sugestões da Região.
12h30 – Eleição dos delegados regionais para a Conferíªncia Nacional do Leite.
12h45 í s 13 horas – Encerramento.

Serviço:

Disponibilizaremos um í´nibus para deslocamento das equipes interessadas em participar. Basta responder a esse email com os nomes dos integrantes das equipes. Também será de nossa responsabilidade a alimentação dos convidados, com direito a café da manhã e almoço.

Saí­da de Fortaleza í s 6 horas e retorno í s 18 horas.
http://www.ceara.gov.br/index.php/sala-de-imprensa/noticias/6390-comissao-de-agricultura-debate-a-politica-nacional-do-leite-no-ceara

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas