Com 4,6 bilhões de litros por ano, Paraná concentra 13% da produção leiteira do país

Leite/ Parana - 'Cheque do leite' movimenta a economia nas cidades do oeste do estado; dia do pagamento é comemorado por comerciantes.
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Leite/ Parana – ‘Cheque do leite’ movimenta a economia nas cidades do oeste do estado; dia do pagamento é comemorado por comerciantes.
O Paraná concentra 13% da produção leiteira do país, que em 2015 alcançou a marca de 35 bilhões de litros, conforme o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). No mesmo ano, o estado passou a ocupar a segunda posição no ranking nacional, atrás apenas de Minas Gerais.
(Correção: ao ser publicada, esta reportagem errou ao informar que com 4,6 mil litros por ano, o Paraná concentra 13% da produção leiteira do país. Na verdade, são 4,6 bilhões de litros. O erro foi corrigido às 6h58 do dia 16 de agosto).
De acordo o Departamento de Economia Rural (Deral), da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento, dos 4,6 bilhões de litros de leite produzidos por ano, 1,1 bilhão de litros saíram de pequenas propriedades de municípios do oeste paranaense, como Missal, Missão, Medianeira e São Miguel do Iguaçu, para abastecer a indústria de laticínios.
A região é campeã também, entre outros, no cultivo de milho e de soja e na criação de aves e de suínos, resultado da consolidação da cadeia agropecuária voltada à indústria de alimentos. Veja nos vídeos da série «Valor da Roça» histórias de produtores da região sobre a vida no campo.
E, a exemplo do restante do país, as vacas leiteiras estão presentes na maioria das propriedades, sejam como fontes principais ou alternativas de renda como é o caso da família da agricultora Terezinha Schneider, de Missal, que cultiva soja e milho e mantêm alguns animais.
“Agora estou tirando leite de vinte vacas. No mês de junho deu 10,4 mil litros”, comemora.
E, a exemplo do restante do país, as vacas leiteiras estão presentes na maioria das propriedades, sejam como fontes principais ou alternativas de renda (Foto: Reprodução/RPC)
Cheque do Leite
A rotina da ordenha é compensada no dia do pagamento do “Cheque do Leite”, um dos mais esperados tanto no campo como na cidade.
“A gente faz o serviço da casa e depois vai para a cidade. No dia do pagamento do leite sempre tem mais gente. Tem muitos agricultores que produzem leite, recebe o cheque e vem gastar o dinheirinho no mercado, na farmácia, no posto. A gente paga água, luz”, explica Terezinha.
O movimento no comércio mais que dobra. “As duas primeiras semanas do mês são sempre mais puxadas, mais corridas, mais movimentadas”, observa a caixa de supermercado Neiva Kuhn.
“É um dia especial, quando as vendas aumentam de 55% a 60%. É quando o produtor rural vem para a cidade para realmente gastar o cheque do leite, pagar as continhas e fazer as compras do que precisa no seu sítio”, completa o comerciante Vilson Hilgert.
http://g1.globo.com/pr/oeste-sudoeste/noticia/com-46-mil-litros-por-ano-parana-concentra-13-da-producao-leiteira-do-pais.ghtml

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas