#CNA mostra para a Nova Zelí¢ndia que agropecuária brasileira cresce de forma sustentável

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

O cultivo de produtos agrí­colas também tem espaço na fazenda, mas a atividade principal é a pecuária leiteira.

As principais caracterí­sticas do setor agropecuário brasileiro e as perspectivas de crescimento da produção nacional de grãos e carnes para os próximos anos foram tema de reunião, nesta terça-feira (12/03), na sede da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), em Brasí­lia, com empresários da nova Zelí¢ndia. Os vice-presidentes diretores da CNA, Eduardo Riedel e Carlos Sperotto, receberam a missão empresarial que integra a comitiva do primeiro-ministro neozelandíªs, John Key, no Brasil.

Riedel, presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Mato Grosso do Sul – FAMASUL, afirmou, durante o encontro, que a produção agropecuária brasileira cresce de forma sustentável, ocupando 27,7% do território nacional, enquanto 61% do Paí­s está preservado. Lembrou que o novo Código Florestal, aprovado pelo Congresso Nacional e sancionado pela Presidíªncia da República no ano passado, estabelece regras severas para o setor produtivo, o que dificulta a abertura de novas áreas de produção.

Segundo ele, o crescimento da produção agropecuária tem como base os investimentos em tecnologia especí­fica para o setor. Essa postura garantiu um aumento de 247,13% na produção de grãos entre as safras 1976/1977 e 2010/2011. Em igual perí­odo, a área plantada cresceu 33,76% e a produtividade das lavouras subiu 159,46%. As estimativas para a safra 2020/2021 são de aumento entre 20% e 30% na produção de grãos, café, leite, carnes, suco de laranja, papel e celulose, na comparação com a safra 2010/2011.

A cí´nsul-geral da Nova Zelí¢ndia em São Paulo, Karlene Davis, afirmou que os empresários de seu paí­s tíªm muito interesse em trabalhar com o Brasil, em parcerias direcionadas í  melhoria da produtividade das lavouras. O presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Rio Grande do Sul – FARSUL, Carlos Sperotto, lembrou que os sistemas de produção do Brasil e da Nova Zelí¢ndia são muito parecidos.

“Kiwi Pecuária” – Owen Willians, proprietário da fazenda Kiwi Pecuária, localizada no municí­pio de Silví¢nia (GO), contou sobre sua experiíªncia como investidor da Nova Zelí¢ndia no Brasil. Lembrou que a produção no local começou em 2009, após a realização de estudos técnicos. Da área total da propriedade, de 242 hectares, uma parte é ocupada com a reserva legal. Segundo ele, 110 hectares são destinados í  pastagem irrigada. O cultivo de produtos agrí­colas também tem espaço na fazenda, mas a atividade principal é a pecuária leiteira. Duas mil cabeças de gado são criadas na propriedade, onde o rendimento é de 70 mil litros ou 5.000 quilos de sólidos lácteos por hectare. “O retorno auferido sobre os investimentos é muito bom. Ele é cerca de cinco vezes maior do que o obtido por um produtor médio na Nova Zelí¢ndia”, afirmou.

Assessoria de Comunicação CNA
Telefone: (61) 2109 1411/1419
www.canaldoprodutor.com.br

Fonte: Cenário MT

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas