Captação de leite no Uruguai cai 13,9% no primeiro semestre

A tendência de queda na produção de leite no Uruguai, que se iniciou em 2014 coincidindo com a queda de preços dos lácteos, continuou no primeiro semestre do ano, baixando 13,9% em comparação com os primeiros seis meses de 2015, segundo dados do Instituto Nacional do Leite (Inale).
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

No primeiro semestre, a captação de leite no Uruguai alcançou 762,71 milhões de litros, quando no mesmo período do ano anterior tinha totalizado 885,41 milhões de litros.

Em junho, a produção de leite que chegou às plantas industriais alcançou 129,8 milhões de litros quando, há um ano, tinha totalizado 162,14 milhões de litros. Na comparação mês a mês, somente em janeiro a produção enviada à indústria superou o mesmo mês do ano anterior, caindo nos cinco meses restantes.

A queda na produção de leite no Uruguai começou em 2014, quando registrou 0,2% a menos que no ano anterior. Em 2015, essa queda se acentuou, baixando 2%, segundo dados do Inale. Por outro lado, o Inale também publicou o preço do leite ao produtor, que ficou em média em 8,06 pesos por litro em junho. Em maio, o preço médio ficou em 8,11 pesos por litro e, em junho de 2015, o preço era de 7,90 pesos por quilo. Medido em dólares, o preço médio pago ao produtor foi de US$ 0,262 por litro, com um tipo de câmbio de 30,78 por dólar. No mês anterior, o preço médio foi igual, mas o câmbio era de 31,41 por dólar.

A comparação do mês de junho com relação ao mesmo mês do ano anterior dá por resultado um aumento de 2% no preço médio em pesos e uma queda em dólares de 11%, segundo o Inale.

As informações são do El Observador, traduzidas pela Equipe MilkPooint.

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas