#Boas perspectivas para o mercado leiteiro do mercosul

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Diante do crescimento sustentado e da solidez da produção de leite, alguns paí­ses do mercosul, como Chile, Uruguai e Argentina teriam grandes possibilidades de íªxito no setor leiteiro, de acordo com o engenheiro agrí´nomo e diretor da Infortambo Alejandro Sanmartino.

Sanmartino destacou que o «Chile tem um sistema produtivo ordenado e ideias claras sobre crescimento. Creio que Uruguai, Argentina e Chile tíªm perfis muito similares e grandes possibilidades de serem protagonistas do mercado leiteiro da região».

Com relação ao setor leiteiro do Uruguai, ele explicou que está se encaminhando í  exportação e ao crescimento. Em 2011 o paí­s aumentou sua produção em mais de 20% com relação ao ano anterior, quando apenas se esperava um aumento de 10% a 12%.

Sobre a Argentina, ele disse que embora o paí­s esteja com um modelo cada vez mais intensivo, possui muitas incertezas no cenário polí­tico, o que torna ainda mais desafiadora sua produção leiteira.

O Brasil, por sua vez, estaria fazendo outro caminho, segundo Sanmartino. «O Brasil é hoje um mercado com custos muito desfavoráveis, não conseguindo ser competitivo para exportar seus excedentes. De fato, não tem excedentes».

Quanto ao mercado dos Estados Unidos, ele disse que «possui um modelo altamente competitivo e uma grande escala que assusta nossas realidades».

Para Sanmartino, o mercado leiteiro estaria exibindo uma mudança em seu modelo. «í‰ um modelo que já está instalado, em maior escala, com maior produção e maior intensificação, porque tem que competir com outros usos intensivos da terra, como produção de soja ou cana de açúcar».

«Há uma clara tendíªncia a um maior uso de recursos por unidade de superfí­cie. Não vejo os produtores produzindo a mesma quantidade de leite por hectare nos próximos anos. Vejo-os produzindo mais por uma necessidade de progredir e de crescer. Não imagino que cheguem a ter um sistema com a mesma quantidade de vacas, devem se tornar mais eficientes, pela lógica do que está ocorrendo a ní­vel mundial. As fazendas leiteiras, ou crescem ou vão para trás».

Sanmartino disse que o mercado mundial se torna cada dia mais complexo e desafiador devido í s mudanças climáticas, í  volatilidade dos mercados ou as eventuais complicações para inserir o recurso humano em modelos cada vez mais intensivos. Ele prevíª que a atividade leiteira é «o ouro branco dessa época», considerando que o mundo demandará cada vez mais alimentos e leite, em particular.

«O setor leiteiro é uma atividade que combina recursos humanos, animais, vegetais, tecnologia, biotecnologia, especialistas e muito mais. Não há atividade no mundo que integre tantas áreas e disciplinas como o setor leiteiro».

www.portalechero.com

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas